Calendario IPVA 2024

Startup desenvolve teste que identifica a vulnerabilidade à COVID-19

Por Redação em 05/08/2020 às 12:31:30

Acelerada pelo Sistema Fiep, a FullDNA assinou termo de cooperação com a Universidade de Washington Desde janeiro deste ano, a FullDNA, startup que faz parte do programa de aceleração do Sistema Fiep, desenvolveu e vem aplicando testes para identificar o índice de suscetibilidade genética de cada pessoa ao novo coronavírus. O objetivo é entender o comportamento desse vírus no corpo humano a partir do DNA para, então, criar métodos de prevenção efetivos. "Nosso algoritmo indicou várias suscetibilidades para o coronavírus e apresentou dados que nos possibilitaram criar o panorama", conta o CEO da FullDNA, Roberto Grobman. O método também analisa o risco de se contrair doenças como a H1N1, entre outros vírus e bactérias.

No início de julho, a startup deu um passo importante para avançar nas pesquisas: conquistou o primeiro lugar na Super Business Round do Vale do Pinhão. O evento foi promovido pela Agência de Inovação de Curitiba e trouxe mais visibilidade para o trabalho da startup, que recentemente assinou um termo de cooperação com a Universidade de Washington. A instituição receberá amostras da proteína do novo coronavírus, que permitirão aprofundar o estudo. "Vamos realizar testes laboratoriais para identificar materiais e substâncias que interferem na ligação do vírus com as células humanas", explica Grobman.

Informação integrada

Uma característica do modelo criado pela startup é a integração de dados com outras empresas que oferecem testes de DNA. Pessoas que já possuem resultados genéticos de outros testes, como o 23andMe, o FamilyTree ou o MyHeritage, podem subir seus resultados de genealogia no sistema e receber um relatório em poucos minutos. "Aqueles que nunca extraíram seu DNA podem solicitar em nosso site ou pedir ao seu médico que prescreva o teste", diz Grobman, ressaltando que o sistema respeita as normas internacionais de segurança de dados, com a opção de anonimato a quem se submete ao teste.

Impulsionando empresas

A FullDNA é uma empresa israelense que foi impulsionada pela Aceleradora do Sistema Fiep. Há mais de dez anos, a instituição atua para dar tração a startups que estão em estágio inicial, precisam ganhar mercado e amadurecer seu processo de gestão.

Para receber esse impulso, o requisito é ter um produto viável. "O perfil do empreendedor e o impacto que esse produto pode trazer para a indústria e para a sociedade têm um peso maior do que outros quesitos", conta Fabrício Lopes, gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Sistema Fiep. De acordo com o gerente, a troca de experiências com outros países é importante para o ecossistema de inovação. "Nosso posicionamento é de garantir que esse ecossistema esteja muito bem estruturado para que as startups possam navegar", completa.

Em relação à FullDNA, Lopes destaca que o impacto social não se limita a produtos que promovem saúde e bem-estar. "Quando você tem uma startup que começa com dois ou três funcionários, e que dali a um ano esse número passa para 50 ou 100, ela está empregando, está gerando impostos, está movimentando a economia", conclui.

Descubra o que o Sistema Fiep tem para a sua indústria.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023