O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, vai integrar o Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa (ALMT) e fortalecer o debate pelo fim das desigualdades regionais.
A parceria com o Legislativo foi anunciada pelo presidente nesta quarta-feira (11), em reunião com o deputado estadual Thiago Silva, autor da lei n° 11.519 que cria o Fórum e presidente da Comissão Setorial Temática de Desenvolvimento Regional.
"Parabenizo o deputado estadual Thiago Silva pelo trabalho e empenho, pois a solução para Mato Grosso está no desenvolvimento regional. É necessário promover políticas permanentes, independentemente de governo A ou B, para cuidar das pessoas dos 142 municípios. Essa é uma das discussões mais importantes para o futuro do estado", afirmou Sérgio Ricardo.
Na ocasião, o presidente do TCE também sugeriu a realização de fóruns em pequenos municípios. "Enquanto deputado, fiz um simpósio em Indiavaí e sugiro que a gente realize o fórum em São José dos Quatro Marcos, Poxoréu, por exemplo. Um dos meus primeiros atos como presidente do TCE-MT foi visitar e conhecer Araguainha, discutindo o desenvolvimento da cidade e da região", comentou.
Thiago Silva, por sua vez, agradeceu ao presidente do TCE pela receptividade e luta pelo fim das desigualdades regionais. "Nós já contamos com representantes do TCE-MT na Câmara Setorial e agora vamos contar com essa parceria fundamental para o Fórum. Para nós, é muito importante a participação do Sérgio Ricardo porque ele é um estudioso e defensor do desenvolvimento regional."
O Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional será implementado em 2025 pela ALMT, em parceria com o TCE-MT e outras instituições. O objetivo será promover o desenvolvimento para todas as regiões do estado. "A grande produção estadual, acima da capacidade de consumo da população mato-grossense, ainda não foi capaz de desenvolver as estruturas regionais e alavancar o grau de bem-estar da população e o Fórum Regional irá trabalhar projetos e alternativas viáveis que possam propiciar o desenvolvimento social e econômico, garantindo qualidade de vida para todos os mato-grossenses", concluiu o deputado.
Fonte: Assessoria