Combate a dengue 2025

Lula participa de CĂșpula do Mercosul em meio à expectativa de conclusão do acordo com a União Europeia

Por Redação em 06/12/2024 às 06:12:25
O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) participa nesta sexta-feira (6) da CĂșpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai. O encontro do grupo acontece em meio à expectativa de fechar o acordo entre o bloco e a União Europeia.

Após mais de 25 anos de negociações, o acordo pode ser, enfim, concluĂ­do. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou ao Uruguai nessa quinta-feira (5) para acompanhar a reunião do bloco sul-americano.

Se entrar em vigor, o acordo entre os dois blocos serĂĄ o maior tratado de livre comércio do mundo, englobando 32 paĂ­ses, com 780 milhões de pessoas. PaĂ­ses mais protecionistas, como a França, se posicionaram contra o avanço das negociações.

Formado inicialmente por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela — suspensa das atividades desde 2016 —, o Mercosul terĂĄ nesta sexta a primeira reunião desde a entrada da BolĂ­via como Estado parte.

Na avaliação da equipe de Lula, conforme apurou o blog do jornalista Valdo Cruz, o entendimento entre os dois blocos econômicos chegou à fase final e jĂĄ permite a assinatura do tratado.

Presença europeia

A viagem de Ursula von der Leyen ao paĂ­s sul-americano era dĂșvida até poucos dias. Para a comunidade internacional, a presença, ou ausĂȘncia, da lĂ­der era vista como um "sinal" sobre a posição da Europa a respeito do acordo.

Nesta quinta, Ursula von der Leyen postou em uma rede social que jĂĄ tinha chegado ao continente e que a conclusão das negociações estava "à vista". O presidente Lula também tem dado declarações nos Ășltimos dias na direção de que o acordo serĂĄ, enfim, fechado.

A expectativa é que o tratado entre em vigor mesmo com a oposição da França – que tentou inviabilizar o entendimento porque teme que os produtores rurais franceses percam mercado para os produtos vindos do Mercosul.

Pelo lado do Mercosul, o texto do acordo jĂĄ foi fechado em termos técnicos – e, agora, depende da aprovação dos presidentes de todos os paĂ­ses-membros.

Nos Ășltimos meses, o bloco sul-americano encontrou o caminho aberto para o andamento das negociações após o presidente argentino, Javier Milei — que no inĂ­cio do mandato era visto como um inimigo da proposta, mudar de posição.

Visita ao Uruguai

Na quinta-feira (5), Lula desembarcou no Uruguai e visitou o ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica em sua tradicional chĂĄcara em Montevidéu. O petista também se encontrou com o presidente da BolĂ­via, Luis Arce.

"A pessoa mais extraordinĂĄria que conheci", declarou Lula. Na ocasião ele condecorou Mujica com uma honraria do governo brasileiro.

Lula e Mujica compartilham uma trajetória de amizade e afinidade ideológica. Ambos são identificados com o campo progressista da polĂ­tica.

Reconfiguração polĂ­tica

A polĂ­tica regional passa por um momento de reconfiguração entre os paĂ­ses do Mercosul, que também se irradia para os demais fóruns regionais da América do Sul.

A Argentina, chefiada por Javier Milei, um polĂ­tico de direita que é adversĂĄrio regional de Lula, vai assumir a presidĂȘncia do bloco sul-americano pelos próximos seis meses.

Milei, que preside o segundo paĂ­s mais importante do bloco, alardeia desde sua campanha eleitoral, em 2023, que não acredita no Mercosul como instrumento para impulsionar o desenvolvimento regional. Essa visão é oposta à de Lula, que entende que um bloco econômico forte é um fator crucial para que os paĂ­ses membros se fortaleçam diante do mundo.

Por outro lado, a mudança na presidĂȘncia do Uruguai pode alterar o equilĂ­brio de forças no continente, porque fortalece a posição de Lula regionalmente. Recém-eleito, YamandĂș Orsi é um polĂ­tico de esquerda.

Um dos principais trunfos que a eleição de YamandĂș traz para Lula é ter uma parceria mais próxima nos assuntos do Mercosul.

O bloco foi tema de conversa entre Lula e YamandĂș em 29 de novembro, durante visita do uruguaio a BrasĂ­lia. O Brasil foi o paĂ­s escolhido para a primeira visita oficial do chefe de Estado após a eleição.

Na ocasião, Orsi ressaltou a importância de concluir o acordo comercial com a UE, pauta que Lula também defende.

"Como Mercosul e como região, somos otimistas com a possibilidade de seguir estreitando laços com outras regiões, fundamentalmente com a Europa", declarou Orsi ao lado de Lula.

O atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, é simpĂĄtico ao Mercosul mas, por ser um polĂ­tico de direita, tem menos em comum com o petista do que YamandĂș.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Balanco Hospitais Estaduais 2024
Garotas de programa GoianiaDeusas do luxo