Após a imprensa americana projetar o resultado em Wisconsin, Donald Trump está oficialmente eleito o 47º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 6. O republicano somou até o momento 277 dos 270 delegados necessários para se reeleger e assumir seu segundo mandato.
Segunda colocada no pleito, Kamala Harris somou até o momento 224 delegados. Nos EUA, o chefe de Estado não é eleito pela maioria dos votos, mas pela conquista do Colégio Eleitoral, composto por 538 delegados (um para cada membro do Congresso dos EUA, mais três para o Distrito de Colúmbia). Para vencer a eleição, o candidato deve obter uma maioria simples de 270 votos.
Trump retornará em 2025 ao mais alto cargo do país quatro anos após incitar uma insurreição violenta no Capitólio dos EUA como parte de um esforço para se manter no poder, já que se recusou a aceitar os resultados da eleição de 2020, que perdeu para o presidente Joe Biden.
Em 2016, Donald Trump foi declarado vencedor um dia após a votação, derrotando Hilary Clinton. O ex-presidente, de 78 anos, retorna à Casa Branca depois de uma campanha atípica, muito agressiva e incerta até o último minuto.
Neste ano, Trump venceu em mais da metade dos 50 estados do país, incluindo os estados-pêndulo da Carolina do Norte, Geórgia, Pensilvânia e Wisconsin, além dos importantes Texas e Ohio.
De acordo com a imprensa americana, nos estados de Nevada, Arizona, Alaska, Michigan e Maine ainda não é possível cravar o vencedor, apesar da vantagem de Trump em quatro deles.
Fonte: Istoé