Movimento MT Por Elas

Hezbollah confirma a morte de seu principal lĂ­der, Hassan Nasrallah

Por Redação em 28/09/2024 às 09:55:56

O grupo xiita libanĂȘs Hezbollah confirmou neste sĂĄbado (28) a morte do seu lĂ­der, Hassan Nasrallah, que Israel afirma ter matado na véspera em um intenso bombardeio contra a suposta sede do movimento armado nos subĂșrbios ao sul de Beirute. "Sua eminĂȘncia Sayyed Hassan Nasrallah, secretĂĄrio-geral do Hezbollah, juntou-se aos seus grandes e imortais mĂĄrtires", anunciou o grupo em um comunicado, que não mencionou as circunstâncias da sua morte. Israel afirma que matou Nasrallah na tarde de sexta-feira (27) em um bombardeio contra o quartel-general da milĂ­cia, supostamente localizado sob edifĂ­cios residenciais nos subĂșrbios ao sul de Beirute, conhecidos como Dahye.

Por sua vez, o Hezbollah limitou-se a anunciar a morte de Nasrallah em uma declaração biogrĂĄfica e de condolĂȘncias, sem se referir ao ataque que devastou vĂĄrios imóveis residenciais em Dahye e deixou pelo menos seis mortos e dezenas de feridos, segundo as autoridades libanesas. O texto recorda como o clérigo xiita assumiu as rédeas do movimento em 1992, depois do seu antecessor, Abbas al Musawi, ter sido morto em um ataque de um helicóptero israelense no sul do LĂ­bano.

Da mesma forma, destaca que Nasrallah liderou suas fileiras durante o fim da invasão israelense no sul do LĂ­bano em 2000, na guerra que travaram contra o Estado judeu em 2006 e, desde outubro do ano passado, na frente "de apoio à Palestina, Gaza e ao oprimido povo palestino". "A liderança do Hezbollah promete ao mĂĄrtir mais elevado, mais sagrado e mais precioso da nossa história (…) que continuarĂĄ os seus esforços para enfrentar o inimigo em apoio a Gaza e à Palestina, e em defesa do LĂ­bano e do seu honrado povo", completou o grupo xiita em sua nota.

*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania