MT realiza o maior pacote de infraestrutura do Brasil

Premi√™ da √ćndia se re√ļne com Putin na R√ļssia pela primeira vez desde o in√≠cio da guerra na Ucrânia

Por Redação em 08/07/2024 às 22:46:46

O primeiro-ministro da √ćndia, Narendra Modi, esteve em Moscou na segunda-feira (8) para uma visita de dois dias, a primeira desde que a R√ļssia enviou tropas para a Ucrânia. Modi se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, em sua resid√™ncia, seguido de conversações no Kremlin na terça-feira (9). Modi postou fotos de sua chegada a Moscou na plataforma de m√≠dia social X, em russo e ingl√™s, dizendo que estava "ansioso para aprofundar ainda mais a Parceria Estratégica Especial e Privilegiada entre nossas nações e nosso povo", escreveu ele, também compartilhando uma foto sua e de Putin se abraçando. A R√ļssia tem laços fortes com a √ćndia desde a Guerra Fria, e a importância de Nova Deli como parceiro comercial aumentou desde que o Kremlin enviou tropas para a Ucrânia em Fevereiro de 2022. Modi viajou pela √ļltima vez à R√ļssia em 2019, quando participou de um fórum no porto de Vladivostok. Os l√≠deres também se encontraram em setembro de 2022 no Usbequistão, em um encontro do bloco da Organização de Cooperação de Xangai.

O comércio √ćndia-R√ļssia teve um aumento acentuado, chegando perto de US$ 65 bilhões no ano financeiro de 2023-24, devido à forte cooperação energética, disse o secret√°rio de Relações Exteriores da √ćndia, Vinay Mohan Kwatra, a repórteres na sexta-feira. A China e a √ćndia tornaram-se compradores-chave do petróleo russo na sequ√™ncia das sanções impostas pelos Estados Unidos e seus aliados que fecharam a maioria dos mercados ocidentais às exportações russas. A √ćndia obtém agora mais de 40% das suas importações de petróleo da R√ļssia, segundo analistas. Espera-se que Modi procure continuar relações estreitas com a R√ļssia, que também é um importante fornecedor de defesa para a √ćndia.

Com as ind√ļstrias de armamento de Moscou servindo principalmente os militares russos na Ucrânia, a √ćndia tem diversificado as suas aquisições de defesa, comprando mais de EUA, Israel, França e It√°lia. "A cooperação em defesa ser√° claramente uma √°rea priorit√°ria", disse Bajpaee, acrescentando que 60% do equipamento e sistemas militares da √ćndia "ainda são de origem russa".


Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania