MT realiza o maior pacote de infraestrutura do Brasil

Onça-pintada em idade avançada passa por check-up em hospital de MT

Por Redação em 06/07/2024 às 06:29:05

Uma onça-pintada de 18 anos, idade considerada avançada para a espécie, fez um "check-up" no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, nesta semana. O felino, que vive no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS) desde que foi retirado de um zoológico, passou pelos exames devido à idade e às possíveis complicações de saúde que podem surgir.

O animal também passou por uma avaliação odontológica. A universidade informou que a onça apresentou emagrecimento nos últimos dias, por isso começou a ser monitorada.

"O animal foi anestesiado no Cempas e conduzido ao Hospital Veterinário, onde foi realizada a avaliação clínica geral, coleta de sangue para exames hematológicos e pesquisa de possíveis enfermidades infecciosas, exames de ultrassom, radiografia e tomografia", informou a instituição.

A UFMT disse ainda que o paciente encontra-se bem, estável, com comportamento normal para a espécie e se alimentando espontaneamente, e que a equipe segue monitorando o animal.

"Aguardamos os resultados dos exames deste paciente, com especial atenção, considerando sua idade, suas características individuais de comportamento e as possíveis enfermidades que acometem estes felinos de grande porte no decorrer de sua maturidade avançada, e que podem refletir em comprometimentos renais, hepáticos ou outras possibilidades diagnósticas compatíveis com esta fase de vida", informou.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania