MT realiza o maior pacote de infraestrutura do Brasil

Operação em MT prende suspeitos de sequestrar e manter pai de prefeito em cativeiro

Por Redação em 21/05/2024 às 12:23:17

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (21), um grupo suspeito de sequestrar e torturar o produtor rural e pai do prefeito de Jangada (MT), Edson Joel de Almeida Meira, de 57 anos. A ação faz parte da segunda fase da Operação Efeito Dominó, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). O inquérito do caso também foi concluído. O crime aconteceu em outubro do ano passado no município.

Edson foi sequestrado, dopado e mantido em cativeiro pelo grupo, que também fez a família e os funcionários da vítima reféns.

De acordo com a Polícia Civil, oito investigados já estavam presos temporariamente desde abril deste ano durante a primeira fase da operação. Também foram cumpridos mandados de busca contra os suspeitos. Outras duas prisões foram realizadas contra investigados que estavam em liberdade.

Durante as investigações, a polícia apurou a conduta de 12 envolvidos e reuniu elementos que mostram a participação deles no crime, desde os que planejaram o sequestro, os executores da ação e os que emprestaram contas bancárias para receber o dinheiro do resgate.

Foram identificados 10 homens e duas mulheres que participaram de todas as etapas do sequestro.

Entenda o caso

Oito suspeitos armados invadiram a propriedade rural de Edson na madrugada do dia 22 de outubro do ano passado, fazendo integrantes da família dele e funcionários reféns, em Jangada, a 82 km de Cuiabá. Uma adolescente, de 15 anos, que estava na propriedade, teria sido dopada pelos suspeitos e precisou ser encaminhada ao hospital.

Os suspeitos teriam afirmado que queriam falar com Edson, que não estava no local no momento. O grupo aguardou a chegada da vítima, colocaram ela dentro do carro e a levaram a um cativeiro, de onde os criminosos passaram a exigir a familiares o resgate.

De acordo com uma das testemunhas, um dos suspeitos teria ido à propriedade uma semana antes, quando discutiu com a vítima por causa de uma suposta dívida.

De acordo com a Polícia Civil, Edson foi encontrado próximo a comunidade Rancharia, no município de Nossa Senhora do Livramento. Ele conseguiu escapar do local onde foi mantida em cativeiro e caminhou até a comunidade, onde a equipe o encontrou.

No mesmo dia, a polícia prendeu em flagrantes três envolvidos no crime, nos municípios de Nova Olímpia e Nova Marilândia. Uma das envolvidas é uma mulher que emprestou a conta bancária dela para receber os valores pedidos no resgate. Na sequência, a polícia prendeu um casal, que agiu como interlocutor para 'liberar' a vítima.

De acordo com a Polícia Civil, um dos investigados declarou em interrogatório que a intenção era exigir altos valores da família da vítima, mas com a prisão do casal que negociou o sequestro e da mulher que receberia o dinheiro, o restante do grupo desistiu do crime.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania