Calendario IPVA 2024

Zelensky relata "combates ferozes" na região de Kharkiv em meio novos avanços da R√ļssia

Por Redação em 12/05/2024 às 16:02:54

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, relatou neste domingo (12) intensos confrontos na região de Kharkiv, onde milhares de pessoas foram deslocadas após uma ofensiva russa. "Os confrontos defensivos e combates ferozes continuam em grande parte de nossa fronteira", afirmou o chefe de Estado, acrescentando que algumas localidades "passaram de uma "zona cinzenta" a uma zona de combate". A declaração vem após a R√ļssia ter reivindicado a conquista de outras quatro localidades na região de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, de onde mais de 4.000 pessoas foram retiradas em meio a uma ofensiva terrestre lançada pelas tropas russas na sexta-feira. "Um total de 4.073 pessoas foram evacuadas", escreveu o governador de Kharkiv, Oleg Synegubov, nas redes sociais, um dia após as forças russas reivindicarem a captura de cinco localidades na região. Neste domingo, o governador de Kharkiv declarou que "todas as √°reas da fronteira norte estão sob fogo inimigo quase 24 horas por dia", afirmando que a "situação é dif√≠cil".

O Ministério da Defesa russo anunciou mais tarde a conquista de outras quatro cidades muito próximas da fronteira russa: Gatiche, Krasnoye, Morokhovets e Oleynikovo. Desde sexta-feira (10), as forças russas fizeram pequenos avanços nesta zona na fronteira ucraniana, que j√° invadiram em 2022 e da qual foram posteriormente expulsas no mesmo ano. As autoridades de Kiev estão alertando h√° semanas que Moscou poderia tentar atacar as regiões da fronteira no nordeste do pa√≠s, aproveitando o momento em que a Ucrânia espera pela chegada da ajuda ocidental e sofre uma escassez de soldados.

As forças ucranianas estão intensificando seus ataques na R√ļssia e nas √°reas da Ucrânia ocupadas por Moscou, sobretudo contra infraestruturas energéticas. Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas neste domingo no desabamento parcial de um edif√≠cio em Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, após um ataque do Exército de Kiev, informou o ministro da Sa√ļde russo, Mikhail Murashko.

O Ministério da Defesa russo afirmou em seu relatório matinal que a defesa aérea interceptou oito drones ucranianos durante a noite, um deles "sobre o território da região de Volgogrado". Washington anunciou um novo pacote de ajuda militar de 400 milhões de dólares (R$ 2 bilhões na cotação atual) para Kiev horas após o in√≠cio da nova operação russa, afirmando estar confiante na capacidade do Exército ucraniano de repelir qualquer ofensiva de Moscou.


Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania