Calendario IPVA 2024

Grande incĂȘndio atinge Bolsa de Valores do sĂ©culo XVII na Dinamarca, derrubando torre icônica

Por Redação em 16/04/2024 às 09:48:10

Um grande incĂȘndio afetou nesta terça-feira (16) na Dinamarca o edifĂ­cio da antiga Bolsa de Copenhague, do século XVII, e sua emblemĂĄtica agulha desabou entre as chamas. A agulha, de 54 metros, foi envolvida pelas chamas no edifĂ­cio encomendado pelo rei Cristian IV e construĂ­do entre 1619 e 1640. O edifĂ­cio é uma das construções mais antigas de Copenhague e passava por obras de restauração. A causa do incĂȘndio não foi determinada. O prédio, próximo do Parlamento da Dinamarca, abrigou a sede da Bolsa de Copenhague até a década de 1970 e é atualmente a sede da Câmara de Comércio Dinamarquesa.

A polĂ­cia isolou parte do centro da capital, para ajudar os bombeiros na operação de combate às chamas. "Estamos diante de um cenĂĄrio terrĂ­vel", afirmou a Câmara de Comércio. O edifĂ­cio, situado próximo ao PalĂĄcio de Christiansborg, onde fica o parlamento, é uma atração turĂ­stica popular e jĂĄ foi fotografado milhões de vezes. Sua torre caracterĂ­stica, no formato das caudas de quatro dragões entrelaçados, atingiu uma altura de 56 metros. Enormes nuvens de fumaça se elevaram sobre o centro de Copenhague e as pessoas foram vistas correndo para dentro do edifĂ­cio para salvar pinturas. A pluma de fumaça podia ser vista do sul da Suécia, separada da Dinamarca por um estreito canal. Ambulâncias estavam no local, mas não houve relatos de vĂ­timas. Um porta-voz da empresa que estĂĄ trabalhando na reforma do edifĂ­cio disse que todos os carpinteiros que trabalhavam no telhado haviam saĂ­do. Até 90 membros de uma unidade do exército também foram enviados de uma base próxima para isolar a ĂĄrea e "proteger objetos de valor", informaram as forças armadas da Dinamarca.

O edifĂ­cio e a torre estavam envoltos em andaimes, que depois desabaram com o incĂȘndio. O telhado, a alvenaria, o arenito e o pinĂĄculo do Boersen – construĂ­do em 1615 e considerado um dos principais exemplos do estilo renascentista holandĂȘs na Dinamarca – estavam sendo reformados, disse a Câmara de Comércio Dinamarquesa, que se mudou para o prédio depois que a bolsa de valores de Copenhague deixou o local em 1974. O diretor da câmara, Brian Mikkelsen, estava entre os que ajudaram a retirar os quadros do prédio. "É um desastre nacional", disse Mikkelsen aos repórteres. O adjacente PalĂĄcio de Christiansborg jĂĄ foi incendiado em vĂĄrias ocasiões e, mais recentemente, em 1990, houve um incĂȘndio em um anexo do parlamento dinamarquĂȘs, conhecido como Proviantgaarden. No entanto, a Antiga Bolsa de Valores sobreviveu incólume. Além de abrigar a Câmara de Comércio, a Old Stock Exchange é usada para jantares de gala, conferĂȘncias, festas e outros eventos.

*Com informações da AFP e Estadão ConteĂșdo

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023