Calendario IPVA 2024

Oposição da Venezuela corre contra o tempo para lançar candidatura Ășnica contra Maduro

Por Redação em 15/04/2024 às 23:15:29

A oposição da Venezuela luta contra o tempo para encontrar caminhos para uma candidatura Ășnica contra o presidente do paĂ­s, NicolĂĄs Maduro, nas eleições marcadas para 28 julho. O prazo para a substituição de candidatos nas cédulas eleitorais termina no próximo sĂĄbado (20). Nesta segunda-feira (15) eles começaram as buscas. Após a inabilitação de MarĂ­a Corina Machado, favorita nas pesquisas, a aliança opositora Plataforma Unitaria apresentou no Ășltimo minuto um nome provisório, após o bloqueio de sua segunda opção, Corina Yoris. Paralelamente, o governador do estado de Zulia, Manuel Rosales, rival do presidente falecido Hugo ChĂĄvez, postulou-se por conta própria por um dos partidos da aliança, o que foi considerado uma traição por alguns lĂ­deres.

Os partidos exigem, agora, negociações entre MarĂ­a Corina Machado e Manuel Rosales para definir um candidato Ășnico. Uma guerra de comunicados toma conta das redes sociais. "Essas questões de tramitação interna, quando levadas à opinião pĂșblica, em vez de transmitirem segurança, transmitem preocupação", criticou o secretĂĄrio-geral da PUD, Omar Barboza, no canal NTN24. JĂĄ MarĂ­a Corina permaneceu em silĂȘncio, enquanto o partido de Rosales disse ontem que o lĂ­der não recebeu nenhum convite formal.

MarĂ­a Corina Machado venceu no ano passado as primĂĄrias da coalizão opositora e recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) em um mecanismo acordado em negociações entre o governo e a oposição para rever as inabilitações, mas a sanção foi ratificada. No mĂȘs passado, apelou a um prazo adicional para a substituição de candidaturas até 18 de julho, insistindo em Corina Yoris, mas, nesse caso, as mudanças não se refletiriam nas cédulas eleitorais, o que poderia confundir os eleitores.

*Com informações da AFP

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023