Calendario IPVA 2024

Governo vai notificar 3,4 milhões de motoristas que ainda não fizeram exame toxicológico

Por Redação em 15/04/2024 às 20:13:41
Falha em regularizar situação pode gerar multa de R$ 1.467,35 por infração gravíssima. Norma vale para condutores profissionais, que devem conferir necessidade na Carteira Digital. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) vai enviar esta semana notificações para 3,4 milhões de motoristas com carteiras das categorias C, D e E que ainda não realizaram exame toxicológico. O prazo para regularização da situação termina no fim deste mês.

O alerta será disparado por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e mira motoristas com carteira de habilitação com vencimentos entre julho e dezembro. Quem não fizer o exame poderá ser multado diretamente pelos sistemas eletrônicos do Detran já no dia 1º de maio.

A infração neste caso é considerada gravíssima, o que significa uma multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira de motorista. A aplicação da multa, no entanto, não é automática.

Quem precisa fazer

O exame é obrigatório para motoristas das categorias C, D e E — que dirigem veículos como caminhões, vans e ônibus — com habilitações novas ou renovadas a partir de 3 de setembro de 2017.

O prazo original para regularização já foi alterado diversas vezes, mas a última prorrogação, realizada em janeiro deste ano, estendeu a data limite para:

31 de março – no caso dos motoristas com carteiras de validade entre janeiro e junho; e

30 de abril, no caso dos motoristas com carteiras de validade entre julho e dezembro

Para verificar se o exame toxicológico está em dia o motorista deve:

Acessar a área do condutor da CDT;

Clicar no botão "Exame toxicológico";

Verificar se o prazo para realização está vencido;

Em caso positivo, buscar um dos laboratórios credenciados e fazer a coleta para a realização do exame toxicológico.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023