Calendario IPVA 2024

MT tem alerta de perigo para tempestades e queda de 5°C na temperatura nos próximos dias; veja orientações

Por Redação em 21/03/2024 às 19:02:47

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo sobre o risco de tempestades em Mato Grosso, nesta quinta-feira (21), com chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 quilômetros por hora. A temperatura em Cuiabá deve cair até 5°C no fim de semana.

Um relatório da Defesa Civil apontou os seguintes riscos:

corte de energia elétrica

queda de galhos de árvores

alagamentos

descargas elétricas

O risco de tempestade é válido para 27 municípios, sendo eles: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Barão de Melgaço, Barra do Garças, Cáceres, Dom Aquino, General Carneiro, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Nossa Senhora do Livramento, Pedra Preta, Poconé, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Poxoréu, Ribeirãozinho, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Tesouro e Torixoréu.

Para que a população se proteja do perigo eminente, a Defesa divulgou uma lista com as principais recomendações para serem seguidas durante as tempestades que estão por vir, confira abaixo:

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é:

Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;

Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;

Evitar locais abertos como campos de futebol;

Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;

Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;

Não utilizar alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;

Não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, em córregos ou ruas.

Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.

Queda nas temperaturas

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que, nos próximos dias, a previsão em Cuiabá é que haja uma queda de 5°C nas temperaturas, já que nesta quinta a projeção de temperatura mínima é de 28°C e no domingo (24) é de 23°C.

Na sexta-feira (22), a previsão é de tempestade na capital. O céu deve ficar encoberto por nuvens e ter pancadas de chuva isoladas. Há probabilidade de precipitação durante todo o dia. O tempo também deve ficar mais ameno, com mínima de 26°C e máxima de 34°C.

Já no sábado (23), o tempo deve ficar nublado com chuva e trovoadas isoladas. A intensidade do vento deve ser moderado com rajadas. A temperatura deve diminuir um pouco mais, com mínima de 24°C e máxima de 32°C.

Chegada do outono

O verão terminou nesta terça-feira (19) registrando altas temperaturas, mas a previsão é que a nova estação traga chuvas e temperaturas amenas. O outono começou no Hemisfério Sul nesta quarta-feira (20), às 00h06, e termina no dia 20 de junho.

A chegada dessa estação é marcada pelo Equinócio de outono, quando o tempo de dia será o mesmo tempo de noite, e conforme os meses passam os dias vão ficando mais curtos.

O outono faz a transição do verão para o inverno e é caracterizada por temperaturas mais amenas e pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada da estação mais fria do ano.

Em Mato Grosso, o volume de chuvas deve ser mais comuns durante a semana e pode chegar a 70 milímetros por dia.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023