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Sistemas inovadores ajudam a monitorar a Covid-19 nas empresas e no dia-a-dia das pessoas

Por Redação em 21/07/2020 às 19:38:03

Senior desenvolve programa que cria banco de dados e ajuda a monitorar a saúde de quem passa pela unidade monitorada Por mais que haja o isolamento social e sua empresa tenha colocado você em home office, não tem jeito. Em algum momento você vai precisar sair e cruzar com outras pessoas - inclusive aquelas que não estão nem aí para nada, andando sem máscara para lá e para cá.

Diante disso, as questões que ficam são: passei por alguém ou tive contato com alguém que esteja com Covid-19? Tentando tornar essas experiências menos traumáticas, uma empresa de Florianópolis desenvolveu um sistema que avisa quando contato com alguém infectado aconteceu.

A solução criada pela empresa de Jucelia consiste em um QR code que é colocado em um ponto visível de uma determinado local. A pessoa que vai fazer uso do sistema aponta a câmera do celular para a imagem e faz um pré-cadastro. Essas informações são cruzadas com dados da Secretaria de Saúde. Se esta pessoa vir a testar positivo para o novo Coronavírus, os estabelecimentos pelos quais ela passou nos últimos 15 dias recebem o aviso.

"Se você for detectado positivo, a gente faz um rastreio dos locais por onde você passou em um período de 15 dias anterior à doença. A gente identifica estes locais pelos quais você passou e as pessoas com as quais você teve contato", explicou Jucelia Carvalho, CEO da Smart Tour.

O serviço é de graça. Quem contrata e paga são as prefeituras. Em todo o país já há 12 municípios que usam a plataforma. Entre eles, Florianópolis. Quando a prefeitura liberou o transporte público, colocou QR codes em todos os ônibus. Com isso, ao embarcar, o passageiro fazia o procedimento.

A empresa da Jucelia foi criada para o segmento de turismo, e desenvolveu este novo sistema como uma forma de se reinventar em um momento que, segundo ela, acabou oferecendo novas oportunidades.

"Uma coisa interessante da pandemia é que abriu um mercado inexistente. Não existiam soluções para nada do que estava por vir. Ou seja, surgiu um mercado gigantesco para ser explorado com novas soluções", concluiu.

Sistema da Senior cria banco de dados com informações sobre a saúde das pessoas

Reprodução

Voltado para os ambientes corporativos, a Senior criou um sistema que também ajuda a rastrear a Covid-19. Este sistema consiste em câmeras de reconhecimento facial e que também medem a temperatura do funcionário ao entrar na empresa. A partir deste registro, se cria um banco de dados com a condição de saúde daqueles que circulam por ali.

"A plataforma da Senior cria esse banco de dados no qual você reúne informações do funcionário, do visitante, do fornecedor, ou seja, de todo mundo que circula naquele ambiente. Esse sistema garante segurança, que não é só patrimonial, mas também da saúde de cada um", explicou Fábio Nikel, head de acesso e segurança da empresa.

Devidamente monitorados para que possam ter maior controle, seja nas ruas, no transporte público ou dentro das empresas, as outras questões são: e se eu tiver este contato ou estou em dúvida, porque apresentei algum sintoma que possa indicar que estou com Covid-19? Corro para um médico?

Não necessariamente!

Telemedicina em meio à pandemia do novo Coronavírus

Reprodução NSC TV

Isso porque a Top Med oferece a possibilidade de as pessoas consultarem-se de maneira remota, ou seja, sem sair de casa. O serviço não é necessariamente uma novidade, a Top Med já o oferece há 10 anos, mas diante do cenário atual, envolvendo a pandemia, a empresa precisou se reinventar e adaptar o sistema criando uma linha específica para o atendimento à Covid-19.

"Eu brinco que nós tivemos que nos reinventar dentro do que nós já fazíamos. A gente usa o protocolo do Ministério da Saúde, que orienta direitinho qual é o risco de cada um que apresenta um sintoma ou um histórico de contato com alguém que tenha a doença. Aí é orientado sobre o isolamento, as rotinas de cuidados, sobre sinais de agravo da doença, quando ligar para gente novamente ou procurar uma emergência", detalha Renato Zobaran, médica e diretora da saúde da Top Med.

Segundo Renata, este atendimento permite manter até 85% da população em casa e em segurança. Isso se deve porque o serviço tem atendimento 24h e porque eles têm o conhecimento de que grande parte dos sintomas, muitos deles que nem correspondem à Covid-19, não exigem de fato um atendimento presencial.

A médica acredita que o momento atual vai servir para consolidar um processo que já vinha sendo construído que é do atendimento digital.

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Fonte: G1

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