Calendario IPVA 2024

Ações da Lyft, concorrente da Uber, saltam 30% após erro de digitação em balanço trimestral

.

Por Redação em 14/02/2024 às 18:11:13
Empresa informou que uma das métricas da margem financeira deveria subir 500 pontos-base neste ano, mas a informação foi corrigida para um aumento de 50 pontos-base. Diretora financeira Erin Brewer precisou fornecer esclarecimentos em uma teleconferência com analistas. Carros com os adesivos de Uber e Lyft na Califórnia

REUTERS/Lucy Nicholson

Um erro de digitação nas projeções da Lyft, principal concorrente da Uber entre empresas de transporte por aplicativo, provocou uma turbulência nas ações da empresa nesta quarta-feira (14).

A Lyft disse incorretamente que uma de suas métricas de margem financeira deveria subir 500 pontos-base neste ano, mas a informação foi posteriormente corrigida para um aumento de 50 pontos-base.

O erro na divulgação do resultado causou um breve salto de 67% nos papéis da empresa, mas perderam a maior parte dos ganhos após a correção. A diretora financeira Erin Brewer precisou fornecer esclarecimentos em uma teleconferência com analistas.

Mesmo assim, as ações da Lyft atingiram uma máxima em um ano e subiam cerca de 30% nesta quarta-feira, apoiadas também em um resultado trimestral sólido e na previsão positiva para o futuro da empresa.

Além de reportar uma melhora de lucratividade e dizer que geraria fluxo de caixa livre positivo pela primeira vez em 2024, a companhia disse que cortou despesas em 12% em 2023, o que a ajudou a superar a estimativa média de Wall Street. Além disso, manteve sua fatia de mercado intacta diante da competição feroz com a Uber.

Segundo especialistas ouvidos pela Reuters, tudo aponta para uma empresa que está saindo da crise depois de alguns anos difíceis. Mas não está claro se a Lyft poderá enfrentar responsabilidade legal pelo incidente em seu balanço.

O erro fez com que cerca de 48 milhões de ações foram negociadas no pós-mercado norte-americano na terça-feira, mais que o triplo do volume diário médio na sessão regular do mercado de ações.

"A SEC provavelmente revisará a situação dada a magnitude do movimento de preços das ações após a divulgação dos resultados originais e a Lyft pode ser multada", disse Dan Coatsworth, analista de investimentos da AJ Bell.

"Como o erro está relacionado a uma projeção, é provável que a responsabilidade sob as regulamentações de valores mobiliários não se aplique, a menos que possa ser provado que foi feito com conhecimento de que estava errado ou com alguma intenção de enganar", disse Bobby Reddy, professor de direito societário e governança na Universidade de Cambridge.

Ainda assim, alguns investidores podem testar "os limites da teoria legal sob outras perspectivas, potencialmente com o objetivo de buscar acordos," acrescentou Reddy.

Transporte por aplicativo fica mais caro

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023