Calendario IPVA 2024

Indea investiga causa da morte de abelhas em município de MT

Por Redação em 12/01/2024 às 17:05:44

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) aguarda o resultado do que provocou a morte de milhares de abelhas em uma propriedade de Sinop, a 503 km de Cuiabá. O caso foi registrado em dezembro de 2023.

Durante o processo de investigação, são coletadas amostras nos apiários. A médica veterinária do Indea, Erika Gleice Nascimento diz que estão realizando a coleta das abelhas para a análise e já encontraram abelhas intoxicadas.

"Neste primeiro momento estamos coletando os insetos dentro das caixas do apiário, além de moscas para levar ao laboratório e identificar se possui algum princípio ativo. Encontramos uma abelha tonta, desorientada e que nem está se alimentando. Isso é sintoma de intoxicação", diz.

Em outubro, casos de morte de abelhas também foram registrados no município de Sorriso e o laudo apontou o uso de agrotóxico como a causa da morte dos insetos. Na época, o Indea aplicou uma multa de R$225 mil.

O coordenador de Defesa Sanitária Animal, João Marcelo Brandini Nespoli, disse que os exames clínicos aguardam a conclusão da investigação.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023