Calendario IPVA 2024

Falta de estrutura e colheita manual podem deixar o azeite brasileiro mais caro; entenda

.

Por Redação em 28/10/2023 às 01:41:26
Produção nacional vem ganhando destaque nos últimos anos com produtos de qualidade, no entanto, alguns custos elevados acabam influenciando no preço final. Falta de estrutura e colheita manual podem deixar o azeite brasileiro mais caro; entenda

O Globo Repórter desta sexta-feira (27) mostra produtos feitos no Brasil que estão surpreendendo e chegando ao topo do mundo. No Rio Grande do Sul, uma nova riqueza surge nos campos, mas que tem uma história milenar: o azeite.

O cultivo das oliveiras em escala comercial só foi retomado recentemente no país e o azeitólogo Davi Enrique Jönck explica sobre as propriedades de um bom azeite e qual o motivo do produto nacional, muitas vezes, ser mais caro do que azeites importados de Portugal e Espanha, por exemplo.

"Tem pouca produção e acaba tendo um valor mais elevado. Além disso, a gente não tem máquinas brasileiras, as garrafas também precisam ser importadas. Como é um produto artesanal, a colheita é manual e vamos de oliveira por oliveira. Ai a gente tem que contratar muitas pessoas pra ajudar a gente. E aí aumenta o custo", explica.

Acontece que o azeite é extraído pelos humanos há cerca de 8 mil anos e tem um longa história no Brasil, com o plantio feito pelos jesuítas no século XVI. No entanto, Dom João VI mandou destruir os olivais em 1821 para evitar a concorrência com Portugal e, com isso, o cultivo das oliveiras em escala comercial só foi retomado recentemente no país e o nosso produto já ganha destaque também em outros países.

Falta de estrutura e colheita manual podem deixar o azeite brasileiro mais caro; entenda

Reprodução/TV Globo

Azeite brasileiro de qualidade

O casal Rosane e Jorge foi um dos pioneiros no azeite extravirgem no Rio Grande do Sul, estado que garante 75% da produção nacional. As primeiras mudas foram plantadas em 2005 e, após anos de trabalho, conquistaram o reconhecimento mundial, ficando entre os melhores do planeta na "Internacional Olive Oil", competição que acontece simultaneamente no Brasil e em Portugal.

O processo do azeite é feito num maquinário chamado Lagar. Em Canguçu (RS) a Cláudia Santos figura como uma das primeiras mestres de Lagar do Brasil e também tem um azeite premiado, eleito o melhor do Hemisfério Sul pelo Conselho Internacional, na Espanha.

"O azeite de oliva tem três grandes inimigos, que é a luminosidade, a temperatura e a oxigenação. Então, ele tem que estar pra luminosidade em garrafa escura, não expor esse azeite a temperaturas altas, não deixar ao lado do fogão, não deixar no sol, não guardar no refrigerador e manter a garrafa o máximo de tempo fechada", conta ela.

Falta de estrutura e colheita manual podem deixar o azeite brasileiro mais caro; entenda

Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM:

Veja como é produzido o queijo Serra da Estrela, um dos símbolos de Portugal

Produtor de queijo do reino fala sobre luta contra o câncer: 'Venci'

Conheça a história da uva Goethe, fruta que cresceu no Brasil sob mãos italianas em Santa Catarina

Veja a íntegra do programa abaixo:

Edição de 27/10/2023

Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023