Calendario IPVA 2024

Governo federal deve anunciar pacote de medidas para a segurança do RJ na próxima semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar na próxima semana um pacote de medidas para reforçar a segurança no Estado do Rio de Janeiro.

Por Redação em 26/10/2023 às 09:07:52
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar na próxima semana um pacote de medidas para reforçar a segurança no Estado do Rio de Janeiro. Segundo informou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, além do aumento da presença policial e das forças armadas, as medidas devem envolver estratégias para o incremento da tecnologia. “A questão central para vencer as milícias e organizações criminosas de um modo geral envolve inteligência, tecnologia e descapitalização. Esses são os eixos que o mundo inteiro reconhece como virtuosos no rompimento desse domínio territorial de organizações criminosas”, disse Dino nesta quarta-feira, 25, após reunião no Palácio do Planalto. O ministro disse que a orientação do presidente Lula vai na direção do reforço da presença federal no Rio de Janeiro, mantendo o trabalho de cooperação entre forças federais e estaduais de acordo com as competências de cada uma.

Segundo ele, há um estudo em fase conclusiva que será apresentado ao presidente na próxima semana visando o fortalecimento de três áreas de competência federal: os portos, os aeroportos e as fronteiras terrestres brasileiras: “Isso não envolve a divisa do Rio de Janeiro com outros estados, que já estão exatamente sendo objeto de atuação da Força Nacional com a Polícia Rodoviária Federal. Me refiro às fronteiras brasileiras, porque isso é relevante para o tráfico de drogas e armas que atinge fortemente o sudeste”.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pediu ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, reforço para a segurança na Baía da Guanabara, em portos, aeroportos e em estradas federais para combater a entrada de armas e drogas no Estado. Ações para o reforço da segurança ocorrem após uma operação da Polícia Civil ter matado um líder miliciano na última segunda-feira, 23. Em retaliação, comparsas promoveram um dia de caos em ao menos sete bairros da zona oeste da capital carioca. Foram queimados 35 ônibus, e até mesmo a cabine de um trem foi incendiada.

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023