Calendario IPVA 2024

Quem é Carlos Antônio Vieira, novo presidente da Caixa

O novo presidente da Caixa Econômica Federal é Carlos Antônio Vieira Fernandes, servidor de carreira da casa, ex-presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e ex-secretário-executivo no Ministério das Cidades, na gestão do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), atual líder da maioria na Câmara, durante o governo Dilma Rousseff (PT).

Por Redação em 25/10/2023 às 18:06:10
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O novo presidente da Caixa Econômica Federal é Carlos Antônio Vieira Fernandes, servidor de carreira da casa, ex-presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e ex-secretário-executivo no Ministério das Cidades, na gestão do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), atual líder da maioria na Câmara, durante o governo Dilma Rousseff (PT). Em 2015, ele ocupou o mesmo cargo no Ministério da Integração Nacional, mas foi demitido pela presidente Dilma depois que o PP deu início as articulações para o seu impeachment. Vieira Fernandes é formado em Economia e Estudos Sociais na Universidade Estadual da Paraíba, seu Estado de origem. Ele também é ex-diretor-presidente da BRB Financeira e do conselho de administração da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos. O anúncio do novo presidente foi feito nesta quarta-feira, 25, após semanas de um impasse que se arrasta desde a reforma ministerial que levou os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) à Esplanada. O nome do novo comandante do banco estatal também é uma indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que já havia afirmado que o posto estava na negociação para ampliar a base de apoio do governo Lula no Congresso Nacional.

A demissão de Rita Serrano ocorre após uma exposição polêmica financiada pela Caixa Econômica Federal. Em uma das obras da exposição, a imagem de Arthur Lira aparece dentro de uma lata de lixo ao lado do ex-ministro da Economia Paulo Guedes e da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A mostra foi desmontada após a repercussão negativa, que foi vista como gota d’água para a troca. Além disso, o Palácio do Planalto espera destravar a votação de pautas prioritárias da equipe econômica. Como a Jovem Pan mostrou, após a oficialização da troca, Lira incluiu na pauta o projeto lei das offshores e dos fundos exclusivos, duas matérias de interesse do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Terminamos a reunião de líderes da Câmara dos Deputados com o presidente Arthur Lira. Depois de muito diálogo, fechamos a agenda de votações. Entre os principais itens da pauta está o PL dos offshores e dos fundos exclusivos (4173/23), entre outras importantes matérias. A expectativa é que o projeto seja votado hoje em plenário na Câmara dos Deputados”, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter) o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Casa.

Em nota, o Planalto afirma que a agora ex-presidente da Caixa “cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna” e que valorizou “o corpo de funcionários e a retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”.

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023