Calendario IPVA 2024

Egito sinaliza abertura de fronteira para saída de brasileiros em Gaza nesta segunda, dizem fontes

Palestinos e estrangeiros lotam sul de Gaza esperando abertura da fronteira com o EgitoO governo brasileiro recebeu na tarde deste domingo (15) a previsão de que a fronteira entre Gaza e o Egito, em Rafah, deverá ser aberta na manhã desta segunda-feira (16).

Por Redação em 15/10/2023 às 19:21:46
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Palestinos e estrangeiros lotam sul de Gaza esperando abertura da fronteira com o Egito

O governo brasileiro recebeu na tarde deste domingo (15) a previsão de que a fronteira entre Gaza e o Egito, em Rafah, deverá ser aberta na manhã desta segunda-feira (16). A passagem permitirá o deslocamento e a repatriação de 32 pessoas em território palestino.

A informação foi dada por duas fontes que participam da negociação.

No sábado, havia uma expectativa de que a passagem dos brasileiros ocorresse neste domingo. Segundo as fontes, o deslocamento não se confirmou em razão da lotação da área.

"É uma situação muito fluida, a qualquer momento pode mudar", disse uma fonte do Itamaraty ao blog.

O grupo tem sido acompanhado pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramala, cidade da Cisjordânia onde fica a sede da Autoridade Palestina. Eles estão abrigados nas cidades de Rafah e Khan Yunis, em Gaza.

A saída depende da autorização do governo egípcio. O plano do governo é deslocar as 32 pessoas — 22 brasileiros, sete palestinos portadores e mais três palestinos parentes próximos — até o aeroporto do Cairo, em Egito.

De lá, eles serão trazidos para o Brasil, em uma aeronave cedida pela Presidência, que tem capacidade para transportar até 40 passageiros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, têm participado diretamente da negociação para a abertura da fronteira.

Entre sexta e sábado, o presidente abordou a questão em telefonemas com o presidente de Israel, Isaac Herzog, o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Além dos brasileiros que aguardam para sair da Faixa de Gaza, há cidadãos dos Estados Unidos, Noruega, União Europeia e de outros países.

Segundo uma fonte do Planalto, o governo egípcio já tem toda a documentação dos brasileiros e dos veículos que farão o transporte do grupo a uma pista de pouso onde estará o avião cedido pelo Planalto, que aguarda autorização para ir de Roma ao país ao norte da África.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023