Calendario IPVA 2024

OMS alerta que evacuar pacientes de hospitais em Gaza é uma "sentença de morte"

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu, neste sábado, 14, que obrigar a evacuação de milhares de pacientes para hospitais já sobrecarregados no sul da Faixa de Gaza poderia ser “equivalente a uma sentença de morte”.

Por Redação em 14/10/2023 às 22:20:38
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu, neste sábado, 14, que obrigar a evacuação de milhares de pacientes para hospitais já sobrecarregados no sul da Faixa de Gaza poderia ser “equivalente a uma sentença de morte”. Israel ordenou aos palestinos que evacuem o norte de Gaza antes de uma esperada ofensiva terrestre contra o Hamas, uma semana após o ataque sangrento desse grupo palestino islamista. “A OMS condena veementemente as repetidas ordens de Israel para evacuar 22 hospitais que atendem mais de 2.000 pacientes no norte de Gaza”, disse a agência de saúde da ONU em um comunicado. “A evacuação forçada de pacientes e profissionais de saúde agravará ainda mais a atual catástrofe humanitária e de saúde pública”, acrescentou. Mover 2.000 pacientes para o sul de Gaza, “onde as instalações de saúde já estão operando no limite de sua capacidade e são incapazes de absorver um aumento drástico no número de pacientes, poderia ser equivalente a uma sentença de morte”, afirmou a OMS.

De acordo com a organização, a vida de muitos pacientes em estado crítico “está por um fio”, referindo-se a pessoas em terapia intensiva ou dependentes de suporte vital, recém-nascidos em incubadoras, pacientes em hemodiálise e mulheres com complicações na gravidez. A OMS observou que os profissionais de saúde do norte de Gaza agora enfrentam a “dolorosa escolha” de abandonar os pacientes em estado crítico ou colocá-los em risco ao transferi-los. Israel lançou novos ataques aéreos no sábado contra o norte de Gaza antes de uma esperada ofensiva terrestre contra os comandantes do Hamas. A semana de ataques israelenses foi desencadeada após a incursão em 7 de outubro dos combatentes islamistas, que atravessaram a fronteira fortemente fortificada e mataram a tiros, esfaquearam e queimaram mais de 1.300 israelenses. Em Gaza, de acordo com autoridades de saúde, mais de 2.200 pessoas morreram. Assim como no lado israelense, a maioria era composta por civis.

*Com informações da AFP

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023