Calendario IPVA 2024

'Fomentar a cultura significa fomentar civilização', diz Margareth Menezes ao lançar Programa dos Comitês de Cultura

.

Por Redação em 30/09/2023 às 02:29:08
Iniciativa do governo federal foi anunciada durante cerimônia no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (29). Margareth Menezes, ministra da Cultura, durante lançamento do PNCC.

Reprodução/TV Globo

O Ministério da Cultura lançou o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) nesta sexta-feira (29). A iniciativa do governo federal foi anunciada pela ministra da pasta, Margareth Menezes, durante uma cerimônia no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte.

O PNCC tem o objetivo de ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, por meio de comitês espalhados pelas regiões do país. A ideia é que instituições e coletivos parceiros do programa promovam ações de mobilização social, formação, apoio à elaboração de projetos e comunicação sobre direitos e políticas culturais.

"Fomentar a cultura significa fomentar civilização, significa ampliar o nosso poder de entendimento dessa diversidade maravilhosa que é o povo brasileiro", disse a ministra.

Em 2022, a criação de comitês culturais foi uma das promessas de campanha do presidente Lula (PT).

"A minha ideia é criar comitês culturais em todos os estados do país para que a gente possa democratizar o acesso à cultura e a participação social", afirmou Lula durante o período eleitoral.

As inscrições para o edital do PNCC foram abertas nesta sexta-feira e vão até 30 de outubro. O resultado será divulgado no início de dezembro. Podem participar organizações não governamentais (ONGs) dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na capital mineira, o lançamento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O evento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), das deputadas federais Duda Salabert (PDT) e Célia Xakriabá (Psol) e outras autoridades.

? Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Minas no WhatsApp

Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023