Calendario IPVA 2024

Lula confirma que fará cirurgia no quadril após volta dos Estados Unidos

.

Por Redação em 01/09/2023 às 18:14:57
Presidente sofre com uma artrose desde o ano passado e tem reclamado de que a dor não passa com remédios. Lula afirmou que não fez a cirurgia antes porque precisava governar o país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), durante visita a obra no estado

Ricardo Stuckert/ PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (1°) que fará uma cirurgia no quadril após retornar de uma viagem aos Estados Unidos, prevista para este mês de setembro.

Lula participará da Assembleia Geral da ONU, dia 19 em Nova York, retornado ao Brasil no dia 22.

Lula sofre de artrose no quadril há vários anos. A dor se intensificou em 2022. A necessidade de cirurgia já tinha sido confirmada pelo Palácio do Planalto, que afirmou que o presidente passaria por uma "operação programada, nada urgente".

O presidente, que discursou durante um evento no Rio Grande do Norte, explicou que não poderia fazer a cirurgia no passado porque estava em campanha. E também não poderia fazer no início deste ano, porque precisava governar o país.

"Desde o ano passado eu tenho um problema na cabeça do fêmur. Desde o ano passado, eu estou sendo instigado para fazer uma cirurgia no quadril. E eu não quis fazer. Primeiro porque ganhei as eleições, estava em campanha, não ia fazer. Depois ganhei e falei: 'Não posso parar agora e ir para o hospital, eu preciso governar este país, eu preciso recuperar tudo que eles destruíram'", disse Lula.

Lula viajará para Cuba, onde participará dia 16 do encontro do G-77 (grupo de países em desenvolvimento da ONU). Em seguida, vai para Nova York. Nos EUA, o presidente discursará na Assembleia Geral da ONU, dia 19. Depois terá um encontro com o presidente Joe Biden e deve retornar ao Brasil no dia 22.

'"Agora eu não posso parar enquanto eu não viajar. Minha última viagem esse ano é que eu vou em Nova York participar da ONU, vou a Cuba no encontro do G-77. Quando eu voltar, vou receber o presidente do Vietnã dia 26, aí eu vou me preparar para fazer a tal da cirurgia", completou.

Artroplastia: Como será feita a cirurgia de Lula?

Lula repetiu que a dor lhe incomoda o dia inteiro e não passa com remédios. A cirurgia será realizada em Brasília.

"Eu muitas vezes fico em pé, sabe Deus a dor que eu estou sentido deste lado direito, depois é aqui na frente, depois é aqui. Eu estou me aguentando, mas agora eu estou dizendo para vocês: quando eu voltar, no mês de setembro da minha última viagem, aí eu vou cuidar da saúde porque eu ainda quero correr muito este Brasil", afirmou o presidente.

O Palácio do Planalto já informou que a cirurgia está prevista para ser realizada por volta de 29 de setembro, a última sexta-feira deste mês. A data, contudo, ainda não foi confirmada pela Presidência.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023