Calendario IPVA 2024

Após Congresso aprovar PL da desoneração da folha, Lula questiona: "Vai beneficiar os trabalhadores ou só os empresários?"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira, 31, da cerimônia de anúncio dos empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí.

Por Redação em 31/08/2023 às 13:43:41
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira, 31, da cerimônia de anúncio dos empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí. Durante seu discurso, ele comentou a desoneração da folha de pagamento, aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira, 30, e afirmou que o governo está atento a situação dos prefeitos, com a queda de arrecadação. “É preciso saber se a desoneração vai beneficiar só o empresário ou se vai beneficiar os trabalhadores, que tem direito de ganhar alguma coisa pelo benefício que o governo deu para aquele setor da economia”, pontuou. Lula afirmou que são os municípios que perdem com a desoneração por conta do repasse da arrecadação e que se a classe trabalhadora não for incluída na discussão, os dois lados saem perdendo.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 30, o projeto de lei que trata da desoneração da folha de pagamento por 430 votos a 17. A medida prorroga até 2027 benefícios para 17 setores da economia e permite que empresas paguem impostos correspondentes a entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta, ao invés de 20% sobre a folha de pagamento de salários. O benefício era válido apenas até 31 de dezembro deste ano. A relatora do projeto, Any Ortiz (Cidadania), acrescentou uma redução da alíquota para municípios de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB). As emendas foram rejeitadas. O projeto agora deverá ser avaliado pelo Senado Federal.

Na prática, a aprovação do PL da desoneração representa uma derrota política do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O chefe da equipe econômica classificou como "inconstitucional" a prorrogação da medida e chegou a pedir ao Congresso Nacional que esperasse até dezembro para discutir o tema. Ele explicou que uma emenda constitucional da Reforma da Previdência impede a renovação de incentivos fiscais em relação à folha de pagamento por conta do déficit da Previdência Social. O ministro alegou que pediu tempo ao Legislativo para poder resolver a questão da melhor forma possível.

No lançamento do PAC, Lula também destacou a importância de investir na educação e afirmou que todo o dinheiro revertido para o setor não pode ser tratado como um gasto, mas como um investimento de alto valor agregado. O presidente afirmou que as idas ao exterior visam buscar investimentos verdes para o Brasil e pediu que os ministros colocassem o PAC debaixo do braço e viajassem para conseguir mais investimentos. “O PAC é apenas o começo de uma história que já deu certo no Brasil”, garantiu.

Ele ainda voltou a defender o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu um processo de impeachment em 201 e foi inocentada pelo Tribunal de Contas da União. Lula afirmou que a economista merece um pedido de desculpa daqueles que participaram de seu afastamento político. O presidente também criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro Ele também brincou que ela não poderia ter o mandato de volta, pois ele não cederia o lugar para ela, mas que ela poderia tentar uma nova eleição. Estiveram presentes os ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

 

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023