Calendario IPVA 2024

Governadora de Pernambuco pode migrar para o PSD, aliado a Lula

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pode ser mais uma perda para o PSDB, que vem desidratando nos últimos anos.

Por Redação em 28/08/2023 às 13:38:28

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pode ser mais uma perda para o PSDB, que vem desidratando nos últimos anos. A tucana deve ir para o PSD, de Gilberto Kassab, que possui três ministérios no governo federal. O movimento é visto como uma tentativa de se aproximar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem grande influência na região nordeste. O grande articulador dessa aproximação é o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, que é presidente do PSD-PE. Recentemente, a filha do ministro, Cacau de Paula, assumiu a Secretaria da Cultura de Pernambuco no governo de Raquel.

Após 16 anos do PSB no comando do governo pernambucano, Raquel conseguiu ser a única governadora eleita entre os nove Estados da região nordeste em um partido que não compõe a base aliada de Lula. A governadora foi por muito tempo integrante do PSB, mas em 2016 trocou a legenda pelo PSDB, onde venceu duas eleições para a prefeitura de Caruaru (2016 e 2020) e foi eleita governadora no ano passado.

PSDB
Nas últimas eleições, o PSDB perdeu o 'reinado' em São Paulo e viu o candidato Rodrigo Garcia ser derrotado por Tarcísio de Freitas (Republicanos). No Congresso Nacional, o partido elegeu apenas 14 deputados federais, abaixo do histórico da legenda que chegou a ser eleita ao Palácio do Planalto e por anos foi a principal adversária do PT em eleições majoritárias. No Senado Federal, o partido tinha três senadores no início da legislatura, mas atualmente conta com apenas dois quadros depois que Alessandro Vieira (SE) migrou para o MDB.

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023