Calendario IPVA 2024

Lula embarca para participar de posse do novo presidente do Paraguai

Santiago Peña substitui Mario Abdo Benítez à frente do país vizinho.

Por Redação em 14/08/2023 às 16:23:39
Santiago Peña substitui Mario Abdo Benítez à frente do país vizinho. Cerimônia está marcada para esta terça-feira (15), em Assunção. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na tarde desta segunda-feira (14) para Assunção, no Paraguai, onde participará da posse do novo presidente do país vizinho, Santiago Peña.

A solenidade está marcada para esta terça-feira (15). Economista e ex-ministro da Fazenda, filiado ao Partido Colorado, Peña substitui Mario Abdo Benítez em um mandato de cinco anos.

Ainda nesta segunda, ao chegar a Assunção, Lula tem a previsão de se encontrar com o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, que foi deposto em 2012 em um processo de impeachment.

Relação bilateral

Peña, 44 anos, esteve com Lula em mais de uma oportunidade desde que venceu as eleições, em abril. O novo presidente paraguaio deseja fortalecer a relação com o Brasil, principal parceiro do país na região, posição elogiada por Lula.

"É um país vizinho que queremos ter pais. Aliás, o último conflito do Brasil foi a Guerra do Paraguai, que nós nunca mais queremos repeti-la. Nossa guerra é de paz. Queremos trabalhar juntos, ter investimento nos dois países", disse Lula em entrevista à emissora oficial da governo.

Lula e Peña já trataram de temas como o combate aos crimes nas fronteiras e a integração regional.

Brasil e Paraguai integram o Mercosul, ao lado de Uruguai e Argentina, e desejam implementar o acordo comercial com a União Europeia.

A negociação travou em função de questionamentos ambientais feitos pelos europeus e pela posição contrária do Brasil em ceder espaço para empresas europeias nas concorrências de compras governamentais.

Itaipu

Após 50 anos, Brasil e Paraguai vão revisar acordo de Itaipu

A revisão do anexo C do acordo que viabilizou a construção da usina hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai, é o principal ponto da agenda bilateral neste momento.

O anexo C do acordo, firmado em 1973, prevê a revisão dos termos financeiros diante do pagamento das dívidas relativas à construção da hidrelétrica. Em fevereiro, a Itaipu Binacional pagou a última parcela da dívida.

A renegociação deve ser feita neste ano de 2023. O anexo C define bases comerciais de venda de energia elétrica gerada pela usina. Cada país tem direito a 50% da energia produzida, porém, como o Paraguai não consome toda sua quota, o Brasil compra esse excedente.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023