Calendario IPVA 2024

RĂșssia abate drones nos arredores de Moscou e prejudica operações em aeroporto

Por Redação em 04/07/2023 às 13:36:47

A RĂșssia informou que abateu cinco drones nesta terça-feira, 4, perto de Moscou, uma ação que prejudicou durante trĂȘs horas as operações no aeroporto internacional de Vnukovo e que o Kremlin chamou de "ato terrorista". Não houve vĂ­timas ou danos, porém, muitos voos foram desviados para outros destinos durante a madrugada. O aeroporto voltou a operar às 5h GMT (2h em BrasĂ­lia), segundo a agĂȘncia russa de transporte aéreo Rosaviatsia. "Todos os ataques foram impedidos pela defesa antiaérea, todos os drones detectados foram neutralizados", celebrou no Telegram o prefeito de Moscou, Serguei Sobianin. Um dos drones foi neutralizado perto de Kubinka, a 40 quilômetros do aeroporto de Vnukovo, de acordo com as autoridades locais, citadas pela agĂȘncia estatal RIA Novosti. O quinto foi derrubado na região de Kaluga, ao sudoeste de Moscou, informou a agĂȘncia oficial TASS. O ataque estava direcionado contra diversos pontos da região de Moscou e seus arredores, ĂĄreas que raramente são alvos de ações de Kiev que, ao mesmo tempo, intensificou as operações em outras localidades da RĂșssia. De acordo com o ministério russo da Defesa, quatro drones foram destruĂ­dos pela defesa antiaérea perto da capital russa e o quinto foi neutralizado por "recursos de guerra eletrônica" antes de cair na região de Moscou. Em um comunicado, o Ministério russo culpou Kiev, que não reconheceu a autoria.

Apesar do ataque ter sido neutralizado e ninguém ter se ferido, mostra que o conflito na Ucrânia, que se encaminha para o segundo ano, estĂĄ se aproximando cada vez mais do território russo. Só neste ano, foram trĂȘs incidentes deste tipo, sem contar a rebelião do Grupo Wagner no final de junho. Os outros dois ataques com drone foram registrados no dia 21 de junho, a capital, e outro em 30 e maio, quando prédios residenciais em uma ĂĄrea nobre de Moscou foram atingidos pelos artefatos, os primeiros ataques do tipo contra ĂĄreas civis da capital desde que a guerra começou. Ao mesmo tempo em que estava sendo atacada, na Ucrânia, um bombardeiro russo era registrado na cidade de Pervomaisky, na região de Kharkiv. Mais de 30 pessoas ficaram feridas, incluindo pelo menos nove crianças, informou a PresidĂȘncia. "Soubemos que hĂĄ um nĂșmero significativo de vĂ­timas: 31 pessoas foram hospitalizadas", das quais pelo menos nove eram menores de idade, incluindo dois bebĂȘs, disse o chefe da administração presidencial ucraniana, Andrii Yermak, no Telegram. Yermak disse que eles ficaram feridos depois que "os russos dispararam um projétil de alta potĂȘncia" que incendiou vĂĄrios carros em um estacionamento.

Por sua vez, o governador da região de Kharkiv, Oleg Sinegubov, publicou um vĂ­deo que mostra fumaça saindo de carros queimados perto de um bloco residencial da era soviética. A cidade de Pervomaisky fica a cerca de 80 quilômetros ao sul da capital regional, Kharkiv, relativamente longe do front na região de Donbass. O Estado-Maior da Ucrânia, que condu um contraofensiva desde o começo de junho, anunciou a interceptação de 16 drones de fabricação iraniana lançados pela RĂșssia durante a noite. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu na segunda-feira, 3, uma semana de combates "difĂ­ceis" em toda a linha de frente. Mesmo assim, destacou que as tropas do paĂ­s conseguiram avançar 37 quilômetros quadrados no leste e no sul. De acordo com o ministério da Defesa do Reino Unido, as forças ucranianas tentam avançar, mas esbarram no "uso em larga escala de minas terrestres por parte da RĂșssia" e nos ataques com aviões, helicópteros e de artilharia. As forças russas "conseguiram algumas vitórias com esta estratégia", mas continuam "sofrendo baixas considerĂĄveis", acrescentou o ministério britânico. A RĂșssia afirma que o exército ucraniano "não alcançou os objetivos em nenhum ponto" desde o inĂ­cio da contraofensiva.

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023