Calendario IPVA 2024

Moraes, Barroso e outras autoridades prestam homenagens a SepĂșlveda Pertence: "Influenciou gerações"

Por Redação em 02/07/2023 às 12:02:52

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), SepĂșlveda Pertence, morreu na madrugada deste domingo, 2, aos 85 anos. O magistrado sofreu falĂȘncia mĂșltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital SĂ­rio LibanĂȘs, em BrasĂ­lia, hĂĄ cerca de uma semana. Nascido em Minas Gerais, SepĂșlveda passou a integrar a equipe de ministros da Suprema Corte em 1989, deixando o STF em 2007. O ex-ministro tinha problemas pulmonares por ter fumado durante toda a vida, inclusive cachimbo. No entanto, ele abandonou o vĂ­cio após o nascimento de sua neta, em março de 2010. A expectativa é de que o corpo de Pertence seja velado no prédio do Supremo. A data e o horĂĄrio do velório ainda não foram divulgados. Pelas redes sociais, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, lamentou a morte de SepĂșlveda Pertence, prestou condolĂȘncias aos familiares e lembrou sua defesa da democracia. "O Brasil perdeu um grande e incansĂĄvel defensor da Democracia com a morte de Sepulveda Pertence. NotĂĄvel advogado, jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal, deixarĂĄ um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça. Meus sentimentos aos seus familiares", escreveu o também ministro do STF no Twitter.

Outro ministro do Supremo que jĂĄ se manifestou foi LuĂ­s Roberto Barroso, que falou de Pertence como um jurista "brilhante, Ă­ntegro e adorĂĄvel". "Influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. FarĂĄ imensa falta a todos nós", escreveu também nas redes sociais, lamentando a morte do colega. "É triste a notĂ­cia da partida de José Paulo SepĂșlveda Pertence, um dos maiores que jĂĄ passaram pelo STF", comentou. O ministro Gilmar Mendes, que chegou a ser colega de SepĂșlveda Pertence, disse que magistrado foi "um dos mais distintos juristas brasileiros" e também citou sua luta em defesa da democracia. "Atuou na resistĂȘncia à ditadura e na reconstrução democrĂĄtica que resultou na CF de 1988. Foi brilhante como PGR e como Ministro do STF, onde com muito orgulho fui seu colega. Muito me pesa seu falecimento", escreveu.

Entre parlamentares, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), lĂ­der do governo Lula na Câmara, falou em "profunda tristeza e pesar a notĂ­cia da morte do companheiro advogado". "Ele deixa um forte legado em defesa da democracia e de respeito mĂĄximo à Constituição Federal. Meus sentimentos aos familiares e amigos", mencionou. Os ministros Rui Costa e Paulo Teixeira também jĂĄ se manifestaram, exaltando o "legado marcado pela ética e a defesa incansĂĄvel dos princĂ­pios democrĂĄticos" deixado por SepĂșlveda Pertence. O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT), que participa das comemorações do BicentenĂĄrio da IndependĂȘncia do Brasil na Bahia, ainda não se manifestou publicamente.

Veja abaixo outras manifestações de autoridades brasileiras:

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023