Calendario IPVA 2024

Pesquisadores estudam cogumelos desconhecidos da Mata Atlântica com potencial de mercado

5 espécies já passaram por todas as etapas de estudo, feito por um grupo de biólogos do Instituto Federal de São Paulo.

Por Redação em 04/06/2023 às 10:01:24
5 espécies já passaram por todas as etapas de estudo, feito por um grupo de biólogos do Instituto Federal de São Paulo. Agora, eles analisam como disponibilizar para os consumidores. Pesquisadores estudam cogumelos desconhecidos da Mata Atlântica com potencial de mercado

Você já parou para pensar que todo alimento, um dia, já foi uma planta silvestre que ninguém sabia se era comestível ou não? O processo para domesticar um alimento é longo e desafiador.

Durante dois meses, a equipe do Globo Rural acompanhou o trabalho de pesquisadores que estão buscando, na natureza, espécies desconhecidas de cogumelos com potencial de mercado.

A pesquisa ocorre em meio à Mata Atlântica, no Parque Estadual da Cantareira, por um grupo de biólogos do Instituto Federal de São Paulo, especialistas em fungos.

Cinco espécies de cogumelos já passaram por todas as etapas de estudo. Agora, os pesquisadores estão analisando como disponibilizá-los para os consumidores.

No mundo, há cerca de 4 milhões de espécies de fungos, mas apenas 150 mil são conhecidas.

É importante destacar que cerca de 1% dos cogumelos desconhecidos são tóxicos e podem até matar. Por isso, nunca coma cogumelos silvestres sem um especialista por perto.

Confira a reportagem completa no vídeo acima.

Vídeos mais assistidos do Globo Rural

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023