"De Volta para o Futuro": Quais previsões deram certo 35 anos depois?

Por Redação em 03/07/2020 às 08:28:43

Lançado em 1985, o primeiro "De Volta para o Futuro" completa 35 anos nesta sexta-feira, dia 3 de julho. Uma das dagas favoritas dos anos 80 da crítica e público, a aventura de Marty McFly (Michael J. Fox) e do Dr. Emmet Brown (Christopher Lloyd) fez vários palpites sobre o futuro de 2015 – muitos, no entanto, ainda não se realizaram até 2020.

Casas "inteligentes", uso de hologramas, a popularização da tela plana para monitores, todas se tornaram realidades no mundo tecnológico nos últimos anos. Veja abaixo algumas realizações que deram certo (e outras, nem tanto assim):

PREVISÕES QUE DERAM CERTO

DronesOs drones do filme servem para passear com os cachorros… uma empresa na Holanda já utiliza o aparelho para entregar pizzas na praia. O que mais vem por aí?

VideogameNo filme, um pequeno Elijah Wood (bem antes de viver o Frodo de "Senhor dos Anéis") utiliza videogames controlados por pensamento – tecnologias como o Kinect, do Xbox, consegue capturar movimentos do jogador sem o uso de qualquer controle. O Playstation 5 vem aí, e quem sabe o que ele trará nesse sentido?

Óculos de realidade virtualO Google Glass chegou em meio a uma série de desconfianças, mas uma de suas funções é justamente a de fazer ligações, uma das utilidades dos óculos retratados na série. Outros óculos de realidade virtual também já são realidade.

Ligação por vídeo
As vídeo-conferências se tornaram bastante populares com o advento da pandemia – mais ou menos como naquela ocasião em que Marty McFly foi demitido via vídeo.

Biometria
O Marty do futuro usa a tecnologia para entrar em casa – hoje em dia, aplicativos de smartphones conseguem fazer a leitura das impressões por questões de segurança.

Casa inteligente
"De Volta para o Futuro" também previu utensílios como fornos controlados por computador e um hidratador de pizzas. Novas tecnologias também já permitem "casas inteligentes", comandadas até pela voz.

Holograma
Entre os diversos usos dos holograma na atualidade, está a simulação de artistas que já se foram, como do rapper Tupac no Festival Coachella 2012, ou de Cazuza, no Parque da Juventude em São Paulo, em 2013.

Tela plana
As TVs de tela plana já são uma realidade para muitas pessoas há algum tempo – no filme, elas também eram comuns.

PREVISÕES QUE DERAM ERRADO

Carros voadores
Os carros voadores ainda não são uma realidade, mas a marca Hyundai já desenvolve um prototipo, em parceria com a Uber. O UAM foi produzido com propulsão elétrica e terá velocidade máxima de até 290 km/h, voará entre 300 e 600 metros de altitude. A autonomia para viagens é de até 100 quilômetros.

Conversor de energiaO conversor de energia Mr. Fusion, que transformaria lixo em combustível para o carro, ainda não é viável. Algumas cidades, no entanto, já testam a geração de energia (biogás) a partir do lixo. As cidades britânicas Bristol e Bath começaram a usar ônibus cujo combustível é feito com tratamento do esgoto e comida descartada.

Jaqueta tecnológica
Nunca quis ter a jaqueta com secador interno usada por Marty McFly? Embora alguns pioneiros já estejam encaixando eletrônicos nos tecidos das roupas, a ficção está longe da realidade.

Esfoliação do envelhecimento
Quanto aos cuidados com o corpo e a pele, no momento ainda não há esfoliação tão efetiva contra o envelhecimento ao estilo mostrado no personagem de Doc, que foi a uma "clínica de rejuvenescimento".

*Com Estadão Conteúdo

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023