Calendario IPVA 2024

Senado aprova aposentadoria especial para trabalhadores que exercem funções de alto risco para a saúde

Proposta também prevê benefício indenizatório de 15%.

Por Redação em 10/05/2023 às 20:58:08
Proposta também prevê benefício indenizatório de 15%. Trabalhadores expostos a agentes químicos, físicos e biológicos poderão recorrer a aposentadoria. O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto que permite aposentadoria especial para trabalhadores que exercem funções de alto risco para a saúde. O projeto segue para votação na Câmara dos Deputados.

A proposta é vista como um marco para a aposentadoria especial da Previdência Social, pois define e amplia a abrangência do dispositivo para os trabalhadores.

De acordo com a nova regra, empregados expostos a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde poderão ter direito à aposentadoria, desde que tenham contribuído por, pelo menos, 15 anos com a Previdência Social.

Outra exigência é que a exposição do trabalhador a situações de risco ocorra de forma "habitual" - quando não é possível dissociá-la da produção do bem ou prestação do serviço.

Caso o empregado tenha exercido duas ou mais atividades com alto risco para saúde, o tempo de trabalho em cada uma delas será somado para compor o cálculo de tempo de trabalho exigido para a solicitação da aposentadoria especial.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania