conecte-se conosco


Carros e Motos

Veja galeria de fotos das principais novidades do Salão do Automóvel 2018

Publicado


Salão do Automóvel 2018 deverá bater recorde de público de acordo com a organização do evento em São Paulo
Divulgação

Salão do Automóvel 2018 deverá bater recorde de público de acordo com a organização do evento em São Paulo

O Salão do Automóvel 2018 simboliza o início do fim da crise no setor automotivo. Uma série de novidades foram mostradas, além de protótipos que antecipam os modelos que vão ser lançados a partir de 2020. Também houve lançamentos de carros elétricos, ainda com preços bem acima do ideal e sem a infraestrutura adequada para terem suas baterias recarregadas.

LEIA MAIS:  Confira a página especial com a cobertura do Salão do Automóvel 2018

Uma das campeãs de lançamentos no Salão do Automóvel 2018 é a Volkswagen, que apresenta o SUV T-Cross , modelo compacto que começa a ser vendido em abril. A marca alemã também apresentou a versão conceiutual GTS de Virtus e Polo, que vão ser lançadas em breve com poucas mudanças em relação à versão conceitual.  

Mais novidades do Salão do Automóvel 2018

Além disso, a fabricante mostrou a picape Tarok, ainda na fase de protótipo, mas que está com o início de produção marcada para 2020. Chegará para rivalizar com Fiat Toro e Renault Oroch. E mais: trouxeram o híbrido Golf GTE, que começa a ser vendido em 2019, antes do e-Golf, versão apenas elétrica que também será vendido no Brasil, mas sem data definida.

Leia mais:  Mitsubishi L200 Triton de nova geração é revelada na Tailândia

LEIA MAIS: Confira detalhes e os preços dos ingressos do Salão do Automóvel 2018

Entre as quatro principais fabricantes do Brasil, a GM tem o novo Camaro e o elétrico Bolt como principais destaques. O primeiro chegará com mais apelo para enfrentar o rival Mustang, o que inclui retoques no desenho, novas cores e o câmbio automático de dez marchas. E o Bolt chega em 2019, por R$ 175 mil, para rivalizar com Nissan Leaf (R$ 178.400) e Renault Zoe (R$ 149 mil), outros dois elétricos.

A Ford já tinha antecipado suas novidades no Salão do Automóvel, mas os destaques ficam por conta do SUV Territory, que virá da China para concorrer com Jeep Compass e companhia. Outro modelo importante da marca é o EcoSport sem estepe na traseira e motor 1.5, de três cilindros e câmbio automático de seis marchas.

LEIA MAIS: Hyundai revela protótipo Saga EV, que antecipa linhas do novo HB20

Na Fiat, o grande destaque fica com o protótipo Fastback , SUV-cupê que será vendido a partir do final de 2020 e antecipa a reestilização da picape Toro, mas ainda está na fase de protótipo. Aliás, as versões conceituais povoam o estande da marca, que também mostra protótipos de Toro, Argo e Cronos. Veja mais novidades do Salão do Automóvel 2018 na galeria acima.

Leia mais:  Conheça 5 SUVs seminovos que valem a pena até R$ 60 mil

publicidade

Carros e Motos

Chevrolet Onix Joy 2019: versão mais em conta é modesta, mas eficiente

Publicado

por


 Onix Joy 2019: faróis com lentes escurecidas fazem parte das novidades. Maçanetas e retrovisores não têm pintura
Carlos Guimarães/ iG

Onix Joy 2019: faróis com lentes escurecidas fazem parte das novidades. Maçanetas e retrovisores não têm pintura

Sem muitas pretensões, passamos alguns dias com a versão mais simples do Onix Joy 2019 (R$ 44.990) e tivemos uma ideia mais clara porque é que o hatch tem batido recordes de vendas. Tudo bem, o carro está prestes a completar seis anos sem mudanças significativas, além de ter aspecto bem modesto. Mas, como é valente e econômico!

LEIA MAIS:  Prisma Joy: como anda o substituto do veterano Chevrolet Classic

Rodamos mais de 600 quilômetros com o Onix Joy 2019 , tanto na cidade quanto na estrada sem precisar reabastecer. E nos surpreendemos como o marcador de combustível custou a se mexer. Essa versão básica do Onix não vem com computador de bordo, porém, pelos números do Inmetro, a versão Joy do hatch da GM pode fazer 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.


Pelo o que notamos, são números bem realistas. E deixam o Onix Joy 2019 entre os 10 carros mais econômicos à venda no Brasil hoje em dia. Com tanque de 54 litros, o hatch compacto também consegue ter uma boa autonomia, cerca de 690 quilômetros na cidade e mais de 800 km na estrada, teoricamente.

E pode rodar, viu? A direção com assistência elétrica facilita as manobras em vagas apertadas e para se virar no trânsito caótico das grandes cidades. Além disso, os borrachudos pneus 185/70R 14 ajudam a absorver bem as irregularidades do piso e a passar por obstáculos urbanos, como valetas e lombadas. Aliás, vêm até com monitoramento de pressão, como item de série. Se algum estiver fora da calibragem ideal, acende uma luz no painel.

Com caminho livre, no plano, o que ajuda a economizar combustível e a manter o carro rodando sempre em silêncio é a sexta marcha, com relação bem longa (0,67:1), que mantém o motor em baixa rotação, 3.500 a 120 km/h. Mas é bom saber que qualquer aclive já pede a redução de uma ou mais marchas. Isso porque o regime de torque máximo de 9,8 kgfm está nas alturas (5.200 rpm). Se quiser o mínimo de força para ultrapassagens e retomadas, precisa manter o contagiros, pelo menos, na faixa dos 4.200 rpm.

Leia mais:  Assista ao vídeo do raro Opel Ascona, que corresponde ao Monza europeu

LEIA MAIS:  GM anuncia investimento de R$ 1,9 bilhão para a fábrica de motores

Abaixo disso, as respostas são lentas, embora razoáveis entre 2.000 e 3000 rpm. Em contrapartida, os engates do câmbio são sempre fáceis e precisos e não há nenhuma vibração ou aumento drástico de nível de ruído ao pisar fundo no acelerador, mesmo depois do motor ter atingido o regime de potência máxima (6.400 rpm). Não estamos falando de um dos motores 1.0 mais modernos que existem hoje em dia, mas, certamente, entre os mais confiáveis e que têm um dos menores custos de manutenção do mercado pela simplicidade do projeto.

Conjunto bem acertado no Onix Joy 2019


Chevrolet Onix Joy 2019 vem com iluminação laranja no painel. Aparelho de som é vendido apenas como acessório
Divulgação

Chevrolet Onix Joy 2019 vem com iluminação laranja no painel. Aparelho de som é vendido apenas como acessório


Pise no freio e verá que o hatch da GM transmite segurança em qualquer situação. O sistema é bem acertado, inclusive na relação de desmultmultiplicação do hidrovácuo, o que significa que fica fácil controlar a força aplicada ao pedal na hora na frenagem sem correr o risco de passar da medida ideal. A visibilidade também é boa, inclusive pelos retrovisores externos, que têm apenas ajustes manuais, sem ajuda de motor elétrico. Falta também ajuste de altura dovolante e do banco do motorista.

Leia mais:  Conheça 5 SUVs seminovos que valem a pena até R$ 60 mil

A unidade avaliada estava com sistema de som instalado como acessório nas concessionárias. O único opcional do Onix Joy 2019 é a pintura metálica, oferecida por R$ 1.350. O compacto da Chevrolet vem com rodas de aço e calotas de aro 14 e retrovisores e maçanetas de plástico preto. No pacote de equipamentos que vem de série estão incluídos itens como ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, ancoragem ISOFIX e Top Tether, preparação para som, laternas traseiras e faróis com lentes escurecidas.

LEIA MAIS: Revelada na China a nova geração do Chevrolet Prisma

Por dentro, o Onix Joy 2019 consegue levar cinco ocupantes. No porta-malas vão bons 293 litros, um pouco acima da média da categoria. O cluster vem com iluminação alaranjada para se diferenciar das demais versões mais equipadas. E os comandos dos vidros dianteiros estão no console central, próximos da alavanca do freio de estacionamento, o que pode atrapalhar, já que a posição ideal seria nas portas.

Conclusão

De qualquer forma, o Onix Joy 2019 deixou claro que tem qualidades de sobra para justificar a posição de líder de vendas. Além de bastante econômico, o carro conta com conjunto bem equilibrado e valente para enfrentar o dia a dia, tanto em trechos rodoviários quanto urbanos. A nova geração do Onix está sendo esperada para entre o fim de 2019 e o início de 2020 e terá, entre as novidades, novo motor 1.0, de três cilindros.

Ficha Técnica

Preço: a partir de R$ 44.990

Motor: 1.0, quatro cilindros, flex, 

Potência: 80 cv (E)  e 78 cv (G) 6.400 rpm

Torque: 9,8 kgfm (E) e 9,5  kgfm (G) a  5.200 rpm

Transmissão:  Manual, seis marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira

Pneus: 185/70 R14

Dimensões: 3,93 m (comprimento) / 1,71 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)

Tanque : 54 litros

Consumo: 12,9 km/l (cidade) /15,3 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 13,4 segundos 

Vel. Max: 167 km/h   

Continue lendo

Carros e Motos

Chevrolet Onix Joy 2019: versão mais em conta é modesta, mas eficiente

Publicado

por


 Onix Joy 2019: faróis com lentes escurecidas fazem parte das novidades. Maçanetas e retrovisores não tem pintura
Carlos Guimarães/ iG

Onix Joy 2019: faróis com lentes escurecidas fazem parte das novidades. Maçanetas e retrovisores não tem pintura

Sem muitas pretensões, passamos alguns dias com a versão mais simples do Onix Joy 2019 (R$ 44.990) e tivemos uma ideia mais clara porque é que o hatch tem batido recordes de vendas. Tudo bem, o carro está prestes a completar seis anos sem mudanças significativas, além de ter aspecto bem modesto. Mas, como é valente e econômico!

LEIA MAIS:  Prisma Joy: como anda o substituto do veterano Chevrolet Classic

Rodamos mais de 600 quilômetros com o Onix Joy 2019 , tanto na cidade quanto na estrada sem precisar reabastecer. E nos surpreendemos como o marcador de combustível custou a se mexer. Essa versão básica do Onix não vem com computador de bordo, porém, pelos números do Inmetro, a versão Joy do hatch da GM pode fazer 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.


Pelo o que notamos, são números bem realistas. E deixam o Onix Joy 2019 entre os 10 carros mais econômicos à venda no Brasil hoje em dia. Com tanque de 54 litros, o hatch compacto também consegue ter uma boa autonomia, cerca de 690 quilômetros na cidade e mais de 800 km na estrada, teoricamente.

E pode rodar, viu? A direção com assistência elétrica facilita as manobras em vagas apertadas e para se virar no trânsito caótico das grandes cidades. Além disso, os borrachudos pneus 185/70R 14 ajudam a absorver bem as irregularidades do piso e a passar por obstáculos urbanos, como valetas e lombadas. Aliás, vêm até com monitoramento de pressão, como item de série. Se algum estiver fora da calibragem ideal, acende uma luz no painel.

Com caminho livre, no plano, o que ajuda a economizar combustível e a manter o carro rodando sempre em silêncio é a sexta marcha, com relação bem longa (0,67:1), que mantém o motor em baixa rotação, 3.500 a 120 km/h. Mas é bom saber que qualquer aclive já pede a redução de uma ou mais marchas. Isso porque o regime de torque máximo de 9,8 kgfm está nas alturas (5.200 rpm). Se quiser o mínimo de força para ultrapassagens e retomadas, precisa manter o contagiros, pelo menos, na faixa dos 4.200 rpm.

Leia mais:  Conheça 5 SUVs seminovos que valem a pena até R$ 60 mil

LEIA MAIS:  GM anuncia investimento de R$ 1,9 bilhão para a fábrica de motores

Abaixo disso, as respostas são lentas, embora razoáveis entre 2.000 e 3000 rpm. Em contrapartida, os engates do câmbio são sempre fáceis e precisos e não há nenhuma vibração ou aumento drástico de nível de ruído ao pisar fundo no acelerador, mesmo depois do motor ter atingido o regime de potência máxima (6.400 rpm). Não estamos falando de um dos motores 1.0 mais modernos que existem hoje em dia, mas, certamente, entre os mais confiáveis e que têm um dos menores custos de manutenção do mercado pela simplicidade do projeto.

Conjunto bem acertado no Onix Joy 2019


Chevrolet Onix Joy 2019 vem com iluminação laranja no painel. Aparelho de som é vendido apenas como acessório
Divulgação

Chevrolet Onix Joy 2019 vem com iluminação laranja no painel. Aparelho de som é vendido apenas como acessório


Pise no freio e verá que o hatch da GM transmite segurança em qualquer situação. O sistema é bem acertado, inclusive na relação de desmultmultiplicação do hidrovácuo, o que significa que fica fácil controlar a força aplicada ao pedal na hora na frenagem sem correr o risco de passar da medida ideal. A visibilidade também é boa, inclusive pelos retrovisores externos, que têm apenas ajustes manuais, sem ajuda de motor elétrico. Falta também ajuste de altura dovolante e do banco do motorista.

Leia mais:  Confira os 5 sedãs compactos mais gastões com câmbio automático

A unidade avaliada estava com sistema de som instalado como acessório nas concessionárias. O único opcional do Onix Joy 2019 é a pintura metálica, oferecida por R$ 1.350. O compacto da Chevrolet vem com rodas de aço e calotas de aro 14 e retrovisores e maçanetas de plástico preto. No pacote de equipamentos que vem de série estão incluídos itens como ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, ancoragem ISOFIX e Top Tether, preparação para som, laternas traseiras e faróis com lentes escurecidas.

LEIA MAIS: Revelada na China a nova geração do Chevrolet Prisma

Por dentro, o Onix Joy 2019 consegue levar cinco ocupantes. No porta-malas vão bons 293 litros, um pouco acima da média da categoria. O cluster vem com iluminação alaranjada para se diferenciar das demais versões mais equipadas. E os comandos dos vidros dianteiros estão no console central, próximos da alavanca do freio de estacionamento, o que pode atrapalhar, já que a posição ideal seria nas portas.

Conclusão

De qualquer forma, o Onix Joy 2019 deixou claro que tem qualidades de sobra para justificar a posição de líder de vendas. Além de bastante econômico, o carro conta com conjunto bem equilibrado e valente para enfrentar o dia a dia, tanto em trechos rodoviários quanto urbanos. A nova geração do Onix está sendo esperada para entre o fim de 2019 e o início de 2020 e terá, entre as novidades, novo motor 1.0, de três cilindros.

Ficha Técnica

Preço: a partir de R$ 44.990

Motor: 1.0, quatro cilindros, flex, 

Potência: 80 cv (E)  e 78 cv (G) 6.400 rpm

Torque: 9,8 kgfm (E) e 9,5  kgfm (G) a  5.200 rpm

Transmissão:  Manual, seis marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira

Pneus: 185/70 R14

Dimensões: 3,93 m (comprimento) / 1,71 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)

Tanque : 54 litros

Consumo: 12,9 km/l (cidade) /15,3 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 13,4 segundos 

Vel. Max: 167 km/h   

Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Polícia Federal

Mais Lidas da Semana