conecte-se conosco


Cidades

Um novo tempo para a saúde dos cuiabanos

Publicado

Estamos virando uma página da nossa história em Cuiabá, estamos levando a saúde pública para um outro patamar na nossa Capital. A inauguração do novo Pronto Socorro é só o começo das mudanças que estão por vir. Estamos trabalhando diuturnamente para inaugurarmos a nova unidade. Mas apenas a obra física não é suficiente, temos que inovar em tudo! Isso inclui a gestão do hospital.

Há décadas sofremos acompanhando, dia após dia, a nossa população nos corredores do Pronto Socorro, em condições que não dão orgulho para nenhum gestor, em especial para mim que tenho como meta humanizar os serviços públicos na nossa amada Capital. Quero que todos tenham a qualidade dos serviços voltados para o respeito com o cidadão.

Por isso, encaminhei a apreciação dos dedicados membros do Conselho Municipal de Saúde a proposta do modelo de gestão que dá certo em Cuiabá: a gestão do Hospital São Benedito.

O São Benedito é um case de sucesso, ele é referência de atendimento pelo SUS. Na última pesquisa realizada sobre o hospital, a taxa de satisfação do usuário alcançou 99%, dentro da classificação bom e ótimo. A excelência de prestação de serviço público de saúde que o São Benedito oferece, humanizado, eficiente, digno, respeitando o cidadão é o motivo desse alto índice de satisfação.

Leia mais:  Procon Municipal orienta consumidor para os cuidados com as compras do “Black Friday”

Quero obter a mesma qualidade no novo Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Por isso propus que a Empresa Cuiabana de Saúde, responsável pela gestão do São Benedito, seja também a responsável em gerir o novo Pronto Socorro. Importante ressaltar que minha decisão está no fato da Empresa Cuiabana de Saúde ser uma empresa 100% pública; pertencente à Prefeitura Municipal de Cuiabá e com um histórico de excelência na gestão pública.

Com a Empresa Cuiabana de Saúde gerindo o novo Pronto Socorro teremos uma série de vantagens, dentre elas a agilidade na tomada de decisões e realização de atos administrativos. Por ser uma empresa pública, ela não está presa ao “retrocesso prejudicial” de burocracia da administração direta, avançando, portanto, a eficiência nos seus processos e eficácia nos seus propósitos. Tenho certeza que essa iniciativa vai garantir um sucesso muito maior na referência e excelência dos serviços prestados pela empresa pública de saúde.

 

Estamos realizando um sonho da população cuiabana entregando o novo Pronto Socorro e temos que aproveitar o momento para virar a página da história da saúde pública na Capital, oferecendo respeito ao usuário, humanização, excelência e eficiência dos serviços públicos prestados. Se eu não fizer isso, vou apenas mudar o problema de endereço. Nas mãos da Empresa Cuiabana de Saúde tenho certeza que conseguiremos oferecer a mesma qualidade, porque é assim que pretendo administrar: inovando e garantindo mais qualidade de vida para a nossa população.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – 1ª dama abre doações da 2ª edição do Natal Sem Fome

 

Quero pedir o apoio de toda sociedade, da classe política, aliados ou não, para que juntos possamos melhorar a saúde de Cuiabá. É hora de darmos as mãos e trabalharmos com muita determinação, amor e sensibilidade para construir a capital dos nossos sonhos.

publicidade

Cidades

Comissão Técnica do novo Pronto Socorro entrega planos de ação para os próximos dias

Publicado

por

Nesta sexta-feira (16), pós-feriado, a equipe responsável pela conclusão e entrega do novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá reuniu-se mais uma vez no gabinete do prefeito montado na unidade hospitalar para apresentar os planos de ação para os próximos dias.

“Hoje foi uma manhã de muito serviço, muito produtiva, muito proveitosa. Analisei e recebi de nossa equipe, que é chefiada pelo secretário municipal de Saúde, Huark Correia e pelo secretário adjunto de Gestão, Flavio Taques, que é o coordenador adjunto de todo este trabalho, o plano de entrega de equipamentos após a consumação com sucesso, sem nenhum imbróglio na justiça de todo o processo licitatório. A ordem de serviço já foi dada, a ordem de compra já foi emitida e hoje eu recebi todo o planejamento para a instalação e teste final dos equipamentos, que deverão começar a ser entregues a partir do final deste mês de novembro. Alguns já começarão a ser entregues agora, mas o grosso será no fim do mês, para que o prazo que dei, de 5 de dezembro seja cumprido. Estamos dentro do período para a entrega destes equipamentos e vamos fazer o teste deles dentro do prazo para que tudo corra bem”, comentou Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Pinheiro avalia positivamente andamento das obras e do processo de abertura do novo Pronto Socorro

O prefeito revelou que também recebeu durante a reunião de hoje o plano das licitações dos medicamentos e insumos. Ele explicou que este é um plano emergencial para os próximos 90 dias, que vai garantir o abastecimento e o atendimento dos usuários SUS, sem sobrecarregar e sem causar nenhum prejuízo ao planejamento das demais ações. Segundo ele, as metas foram igualmente cumpridas, o prazo foi respeitado e o plano foi aprovado. “Agora é esperar o prazo de entrega e recebimento na rede dos medicamentos e insumos, que vão abastecer também o novo PS de Cuiabá”, disse.

Outro plano entregue na reunião desta sexta-feira foi o da obra física, que até o fim deste mês chegará aos 90% do seu total. O prefeito explicou que essa porcentagem de obra pronta já permite garantir a entrega do Pronto Socorro sem nenhum problema. “As demais ações, que inteiram os 10% serão acabamentos, principalmente do subsolo, e do andar de cima”, contou.

Pinheiro recebeu ainda o plano de segurança, que inclui a ampliação do convênio com a Polícia Militar. A partir desta sexta-feira o novo Pronto Socorro terá policiamento 24h, garantindo a segurança física do prédio e dos equipamentos até a instalação definitiva deles. O prefeito comentou que os equipamentos já estão começando a chegar e que não poderia deixar de dar uma atenção especial à questão da segurança, uma vez que são milhões de reais da população cuiabana e mato grossense investidos para equipar o hospital.

Leia mais:  Procon Municipal orienta consumidor para os cuidados com as compras do “Black Friday”

“Estamos no período do feriadão, mas aqui na prefeitura quando o que está em jogo é o interesse da população cuiabana e especialmente da saúde pública, não temos feriado. Estamos nos dedicando ao Pronto Socorro de corpo e alma. Quero ressaltar o reconhecimento ao trabalho e dedicação da minha equipe, que cumpriu rigorosamente todo o cronograma e todas as metas estabelecidas por mim e que apresentou o resultado dentro do prazo que estabeleci para cada uma das matrizes. O que depende da prefeitura foi feito dentro do prazo respeitando o cronograma. Agora temos que cobrar a entrega de todos estes produtos (equipamentos, medicamentos e insumos) para garantir o cumprimento das metas. O que dependia diretamente de nós foi feito: cumprimos todas as etapas, vencemos a burocracia, trabalhamos dia e noite sem feriado, sem fim de semana para que pudéssemos honrar o compromisso com a população cuiabana e com o Governo Federal, de entregar o Pronto Socorro no mês de dezembro”, finalizou Emanuel.

 

 

Continue lendo

Cidades

Administração da Empresa Cuiabana de Saúde Pública confere ao Hospital São Benedito 99% no índice de satisfação

Publicado

por

Criada para atender uma exigência do Ministério da Saúde e ampliar o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) garantindo a melhor aplicação dos recursos públicos, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) constituída integralmente pelo Município de Cuiabá por meio da Lei nº 5.723 e aprovada pela Câmara de Vereadores em 17 de outubro de 2013, confere ao Hospital Municipal São Benedito, um índice de satisfação dentre os pacientes de 99% entre bom e ótimo.

Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Empresa Cuiabana que se rege por legislação federal, estadual, municipal e também por Estatuto Social teve o elevado índice de aprovação constatado por cartas e bilhetes escritos a próprio punho contendo elogios e agradecimentos aos serviços prestados. Outra fonte é o levantamento diário realizado pelo setor de Ouvidoria do hospital que leva em consideração nove itens, dentre eles o atendimento da recepção, limpeza do hospital, alimentação, equipe de enfermagem, equipe médica, demais profissionais da saúde (psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, intensivistas e assistentes sociais), permanência no hospital, pós-cirúrgico e avaliação geral da unidade.

Dos elementos mensurados, o diretor geral e administrativo da Empresa Cuiabana, Oseas Machado  salienta que sob a condução da gestão Emanuel Pinheiro o Hospital São Benedito vem repetindo a sequência conquistada em 2017. “Iniciamos a gestão com índice geral de 90,4% que já era ótimo e desde 2017 o superamos, do atendimento da recepção à equipe médica, limpeza e estrutura física da unidade foram avaliados pelos pacientes como pontos máximos de satisfação, obtendo respectivamente 99%, 98,4%, e 98,7%”, frisou o diretor.  

Leia mais:  Prefeitura e Águas Cuiabá apresentam evolução das obras de esgotamento sanitário

Nesta quarta-feira (14), a historiadora de Barra do Garças, Almedina Alves dos Santos, de 54 anos que está internada na unidade desde o último dia 06 de novembro por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), evidenciou os índices ao enviar um vídeo ao presidente eleito, Jair Bolsonaro elencando as qualidade do hospital que, segundo ela, o coloca entre os melhores do país.

“Oh meu presidente amado, estou aqui no Hospital São Benedito, em Cuiabá  – Mato Grosso, um lugar que eu nem sabia que existia. Eu tive um AVC e quando acordei vi um monte de anjos andando de um lugar para outro. Estes anjos são os funcionários deste hospital. Olha meu presidente, desde a recepção aos médicos, aos enfermeiros, o atendimento é maravilhoso. É do SUS, mas está entre os poucos hospitais do país que tem a qualidade superior a de um particular”, diz trecho do vídeo.

Além do alto índice de satisfação, através de sua administração, a ECSP tornou o São Benedito referência em alta complexidade para Mato Grosso, outros Estados e até países vizinhos, como a Bolívia. Ao passo que, todos os meses, a unidade hospitalar tem ultrapassado as metas contratuais para a realização de cirurgias de ortopedia e neurocirurgia e com isso, segue atuando como fonte ‘desafogadora’ do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

Leia mais:  Prefeitura será parceira do Instituto Cultural Flauta Mágica

De acordo com o secretário de Saúde, Huark Douglas Correia é com esta qualidade, concomitante ao atendimento humanizado, que o prefeito Emanuel Pinheiro quer entregar à população cuiabana no novo Pronto Socorro.  

“O São Benedito é referência em alta complexidade para Mato Grosso, outros estados e até países vizinhos, como a Bolívia. Mais de 60% dos pacientes não são da Capital e, felizmente, apesar de trabalhar com capacidade plena, nossos índices de satisfação chegam a 99%. E o que o prefeito pretende ao propor a administração do novo PS à Empresa Cuiabana é que a população receba esse mesmo atendimento humanizado que tem colocado o São Benedito no topo dos melhores hospitais públicos do País”, pontuou o secretário de Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Polícia Federal

Mais Lidas da Semana