conecte-se conosco


Cidades

Secretaria Municipal de Saúde abre a campanha Novembro Azul neste sábado (10)

Publicado

Novembro Azul é uma campanha realizada em nível mundial para incentivar os cuidados com a saúde do homem. No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, e devido a este fato novembro foi escolhido para ser “o mês do homem”.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica, vai realizar neste sábado (10) o Dia D da Campanha Novembro Azul: “Pela saúde do homem”, quando serão realizadas ações de incentivo ao cuidado e adesão da população masculina que, por questões multifatoriais, se afastam cedo dos serviços de saúde, resultando em um número expressivo de morbimortalidade dessa população.

O lançamento da campanha será realizada às 8h na USF Santa Izabel I e II, mas as ações estarão acontecendo simultaneamente em 15 unidades de saúde em todas as regionais do município, com o objetivo de facilitar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

Leia mais:  Comerciantes pedem apoio da Prefeitura em relação aos vendedores ambulantes do Centro de Cuiabá

Nas 15 unidades que estarão abertas neste domingo serão realizados acolhimento e atendimento ao público masculino de todas as faixas etárias (adolescentes, adultos e idosos) em suas necessidades de saúde independentemente do local de residência (homens fora de área de cobertura da unidade); garantia de consultas de retorno em até 30 dias a todos os homens que tiveram o primeiro atendimento médico na unidade; coleta de exames laboratoriais que exijam jejum (glicemia, lipidograma) até as 09h30 e demais exames (hemograma e PSA livre e total) coleta até as 14h30; realização de testes rápidos, exceto o de HIV a todos os homens que procurarem o serviço; confecção de Cartão do SUS; atualização de cartão de vacina; teste de glicemia capilar; aferição de pressão arterial e atendimento odontológico em unidades que possuem o serviço.

O secretário adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma ressalta que no dia 10 será a abertura da campanha, mas que em todos os sábados do mês de novembro essas ações serão realizadas nas unidades que estiverem abertas. “Neste mês vamos focar as ações no público masculino durante os sábados, mas a vacinação ocorrerá normalmente para toda a população. No dia 1º de dezembro faremos o encerramento do Novembro Azul e nesse dia os pacientes deverão levar os exames para o retorno com o médico”, concluiu.

Leia mais:  Prefeito cumpre compromisso e marca audiência para debater o sistema de transporte público

 

Relação das unidades abertas para atendimento no dia 10/11

 

Regional Norte

1.USF Jd. Vitória II e III

2.Clínica da Família

3.USF CPA IV

 

Regional Sul

1.CS Tijucal

2.USF Industriário I e II

3.USF Jd. Fortaleza e Santa Laura

 

Regional Oeste

1.USF Santa Izabel I e II

2.CS Alvorada

3.CS Novo Terceiro

4.CS Cidade Verde

 

Regional Leste

1.USF Praeiro

2.CS Jd. Imperial

3.USF Pedregal I e II

4.USF Novo Horizonte

 

Regional Rural

1.USF da Guia

 

publicidade

Cidades

Mutirão Fiscal é prorrogado e amplia renegociação com extinção de ponto facultativo

Publicado

por

A Prefeitura de Cuiabá prorrogou o Mutirão Fiscal 2018 até o dia 30 de novembro. Os atendimentos recomeçaram nesta semana, com condições especiais de até 95% de desconto em juros e multa moratória. Até o momento, somente a Procuradoria Fiscal do Município negociou cerca de R$ 48 milhões em 10.619 acordos. O número que ultrapassa a meta inicial da gestão, de 10 mil atendimentos.

Este valor, segundo o procurador-geral, Luiz Antônio Possas, será revertido em ações sociais, como determinam as diretrizes da gestão atual. Ele lembra que, por conta do decreto nº 6.846, os atendimentos acontecerão normalmente na sexta-feira (16), na sede da Procuradoria. Na segunda-feira (19), contudo, o prédio estará fechado para dedetização.

O documento, assinado pelo prefeito, Emanuel Pinheiro, determina que a Prefeitura de Cuiabá terá expediente normal nestas datas, próximas aos feriados da Proclamação da República (15) e da Consciência Negra (20). “Esta é uma ótima oportunidade para que contribuintes que estejam de folga, como os servidores do Estado, por exemplo, possam negociar suas dívidas com o município”, diz.

Leia mais:  Sabedoria e religiosidade popular invadem Misc com exposição “Bença”

Os acordos preveem desconto de 95% para pagamentos à vista; de 60% para parcelamento em 12 vezes; 50% quando para 24 meses; e 20% para aqueles que optarem por dividir entre 25 e 48 vezes. Os benefícios se estendem às multas ambientais, vinculadas à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), ambas com abate de 50%.

Luiz Antônio lembra que, desde o último mês, os débitos de trânsito são pagos apenas na Semob, enquanto que os inscritos na dívida ativa (ISS, multas ambientais e IPTU), vêm sendo negociados diretamente na Procuradoria. No caso de pendências não inscritas na dívida ativa (ISS, autos de infração, multas ambientais), os munícipes devem procurar pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte (CIAC).

Os atendimentos são realizados de 8h às 17h nos três órgãos.

 

Endereços:

Semob – Rua 13 de Junho, 128, Centro Sul

Fone: 3315-4225

Procuradoria Fiscal do Município – Rua General Aníbal da Mata, 139, Duque de Caxias

Leia mais:  Pinheiro avalia positivamente andamento das obras e do processo de abertura do novo Pronto Socorro

Fone: 3611-7397

CIAC- Rua Barão de Melgaço, 3814, Centro Norte

Fone: 3645-6277

Continue lendo

Cidades

Centro de Convivência de Idosos João Guerreiro é entregue após ser revitalizado

Publicado

por

Uma linda apresentação do grupo de Yoga marcou a solenidade de entrega da revitalização do Centro de Convivência de Idosos (CCI) João Guerreiro na manhã desta quarta-feira (14), sendo uma das atividades oferecidas às pessoas da Terceira Idade da região Sul de Cuiabá.

O casal Francisca Balduína, 80 anos, e Julião da Silva, 78, estiveram presentes na festividade. Eles frequentam o CCI há mais de cinco anos. Segundo nos contou dona Francisca, no Rio de Janeiro, cidade natal, não podiam contar com um serviço desse tipo na terra carioca voltado à pessoa idosa como aqui em Cuiabá. “Se já era bom, agora vai ficar melhor ainda. Com essa reforma aqui no Centro de Convivência poderemos contar com um espaço bem mais especializado. A nossa piscina foi toda reformada. Estamos muito satisfeitos”, disse ela.

O senhor Valdemar Oliveira, 64, também fez questão de parabenizar a iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro em realizar a reforma do CCI tão esperada por eles que frequentam. “Nós que usufruímos dos serviços há tempos esperávamos por melhorias no Centro. O prefeito Emanuel Pinheiro atendeu o nosso pedido. Agora teremos um espaço bem mais eficiente e de acordo para atender às nossas necessidades”, salientou.

Ao todo são atendidos na Unidade vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, 463 idosos pertencentes a 30 bairros da região Sul da Capital.

O filho do patrono que leva o nome do CCI, Eugênio dos Santos se fez presente na solenidade de entrega. Na oportunidade ele falou da importância da manutenção dos serviços. Para ele, as unidades voltadas ao atendimento da pessoa idosa, é uma das mais importantes, senão a mais dentre todas outras, dentro de uma administração municipal. “O prefeito Emanuel Pinheiro está desenvolvendo um belíssimo trabalho. As pessoas da terceira idade merecem todo respeito da sociedade, pois muito já fizeram e continuam fazendo pelo Município. A reforma feita ficou muito boa, de ótima qualidade”, afirmou ele.

Leia mais:  Pinheiro avalia positivamente andamento das obras e do processo de abertura do novo Pronto Socorro

Durante o ato da inauguração, o prefeito Emanuel Pinheiro foi homenageado, ele recebeu um presente como forma de reconhecimento pelo cuidado especial que vem oferecendo aos idosos. Um artesanato feito com tampinhas de latinhas de refrigerantes. Diante da honrosa homenagem, Pinheiro fez questão de reafirmar que é marca da sua gestão a valorização do idoso, com a elaboração de políticas públicas efetivas voltadas a esse público da melhor idade. “Vamos nos desdobrar até os últimos dias frente à prefeitura a fim de desenvolver trabalhos e ações voltadas a oferecer uma cidade de qualidade para todos os cidadãos. A cidade vive nos que vivem nela, como diz o trecho de uma música regional”, comentou Pinheiro.

O prefeito voltou a dizer que a entrega da revitalização é a comprovação do nosso compromisso de gestão, é com essa finalidade que trabalhamos incansavelmente para entregar obras de melhorias a fim de satisfazer as necessidades da população. “Essa segunda unidade de um total de quatro CCI’s representa e reafirma a nossa meta que é a valorização de cada cidadão com uma cidade boa para se viver com dignidade e segurança”.

Leia mais:  Tarde tropical com as mais de mil Simininas marca encerramento do Mês das Crianças

A unidade recebeu, pela primeira vez após oito anos de fundação, a reforma completa em sua estrutura. Foram realizados os serviços de pintura, troca de telhado, piso, troca da parte elétrica, portas e janelas, melhorias nos banheiros e acessibilidade. Além disso, a unidade também recebeu a revitalização na parte de jardinagem, calçadas e meio-fio e a instalação de novos equipamentos para a prática de exercícios físicos e de lazer.

As reformas cumprem com compromisso da gestão atual de valorização da pessoa idosa, por meio da criação de novas políticas públicas e a intensificação de ações integradas pela intersetorialidade, envolvendo várias pastas do município. “Essas reformas só estão sendo realizadas e entregues à população, graças ao compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro em prestar um atendimento de qualidade e excelência às pessoas da melhor idade. Várias parcerias foram firmadas para que essas obras de revitalização sejam feitas nesses Centros de Convivência”, disse o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

O CCI, que faz parte da rede de atendimento à pessoa idosa da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, composta por mais três unidades, que também passam por reformas, sendo uma já entregue no final do mês de outubro e outras previstas para os próximos meses.

Os serviços ofertados na Unidade são aulas de hidroginástica, ginástica laboral, confecção de artesanatos, alfabetização e yoga. “Já para a próxima semana, onde retornamos com as atividades, os idosos terão atendimento médico. Mais um avanço para melhor atender nossos assistidos”, agradeceu o coordenador do CCI João Guerreiro, Diego Henrique da Silva.

Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Polícia Federal

Mais Lidas da Semana