conecte-se conosco


Cidades

Prefeito aprova plano de mobilidade para o entorno do novo Pronto Socorro

Publicado

As ações da força-tarefa em prol da finalização do novo Pronto-Socorro da Capital continuam avançando. Nesta terça-feira (06), o prefeito Emanuel Pinheiro aprovou o plano de mobilidade do entorno da nova unidade de saúde apresentado pelo secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo. O plano começará a ser executado já nos próximos dias, em conjunto com a equipe da Secretaria de Obras.

“Com a finalização e inauguração da nova unidade, a região passará por uma grande alteração no fluxo. Isso impactará na rotina de todos, por isso determinei, dentre as medidas, que a equipe da Semob desenvolvesse esse plano de mobilidade, para atender a nova realidade desse entorno. Aqui, então, registramos mais um avanço nessa união de forças, no objetivo de entregar essa, que é uma das mais relevantes obras da saúde dos últimos 30 anos de Cuiabá, com máxima qualidade à população”, frisou Pinheiro.

O plano prevê a instalação de parada de táxi, com espaço para dez veículos; de ônibus, tanto na parte externa – modelo de contêiner de 12 metros, atendendo a população no sentido centro -, como interna – para abrigar os que circulam na unidade e aguardam pela condução.

Leia mais:  Procon Municipal dá início à operação pré matrículas nas escolas particulares de Cuiabá

Dentro das medidas de mobilidade, também estão as sinalizações verticais e horizontais, a readequação das vias do entrono do Pronto Socorro, que contará com três acessos: pela Avenida Antártica, Centro de Eventos do Pantanal – essa poderá se tornar um acesso exclusivo para as ambulâncias – e Afonso Pena. Na parte das vias, ainda será implantado o sistema de binário (transformação das ruas paralelas em mão única, uma para cada sentido), compreendendo a Avenida Bernardo Antônio Oliveira Neto e rua Orivaldo M. de Souza.

“Após algumas finalizações das equipe de Obras, já adentramos com as obras de mobilidade e seguimos executando-as com a celeridade que o prefeito nos determinou. Mas sem perder o foco que é realizar as ações, sempre prezando pela segurança de todos, disse o secretário Antenor.  

 

Mais ações de mobilidade – Essa força-tarefa também está sendo executada nas vias que estão recebendo o serviço de recuperação da malha viária. Sendo elas: Avenida Antártica Rodovia Mário Andreazza e às Avenidas Joaquim Louzada, Afonso Pena e adjacências.

Leia mais:  Organização da fiação aérea deve chegar à Prainha nas próximas semanas

Nesta ação, os agentes de trânsito atuam como reforço de sinalização viária e indicam as melhores rotas de acesso para entrada e saída da área, concentradas principalmente na Avenida Miguel Sutil. A medida também se estende ao transporte coletivo. A equipe de engenharia da Semob, de acordo com o avanços do recapeamento, fará as realocações dos abrigos de ônibus, sem ocasionar prejuízos aos usuários.

 

publicidade

Cidades

Comissão Técnica do novo Pronto Socorro entrega planos de ação para os próximos dias

Publicado

por

Nesta sexta-feira (16), pós-feriado, a equipe responsável pela conclusão e entrega do novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá reuniu-se mais uma vez no gabinete do prefeito montado na unidade hospitalar para apresentar os planos de ação para os próximos dias.

“Hoje foi uma manhã de muito serviço, muito produtiva, muito proveitosa. Analisei e recebi de nossa equipe, que é chefiada pelo secretário municipal de Saúde, Huark Correia e pelo secretário adjunto de Gestão, Flavio Taques, que é o coordenador adjunto de todo este trabalho, o plano de entrega de equipamentos após a consumação com sucesso, sem nenhum imbróglio na justiça de todo o processo licitatório. A ordem de serviço já foi dada, a ordem de compra já foi emitida e hoje eu recebi todo o planejamento para a instalação e teste final dos equipamentos, que deverão começar a ser entregues a partir do final deste mês de novembro. Alguns já começarão a ser entregues agora, mas o grosso será no fim do mês, para que o prazo que dei, de 5 de dezembro seja cumprido. Estamos dentro do período para a entrega destes equipamentos e vamos fazer o teste deles dentro do prazo para que tudo corra bem”, comentou Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá realiza ‘Dia D Vacinação Antirrábica’ no próximo sábado

O prefeito revelou que também recebeu durante a reunião de hoje o plano das licitações dos medicamentos e insumos. Ele explicou que este é um plano emergencial para os próximos 90 dias, que vai garantir o abastecimento e o atendimento dos usuários SUS, sem sobrecarregar e sem causar nenhum prejuízo ao planejamento das demais ações. Segundo ele, as metas foram igualmente cumpridas, o prazo foi respeitado e o plano foi aprovado. “Agora é esperar o prazo de entrega e recebimento na rede dos medicamentos e insumos, que vão abastecer também o novo PS de Cuiabá”, disse.

Outro plano entregue na reunião desta sexta-feira foi o da obra física, que até o fim deste mês chegará aos 90% do seu total. O prefeito explicou que essa porcentagem de obra pronta já permite garantir a entrega do Pronto Socorro sem nenhum problema. “As demais ações, que inteiram os 10% serão acabamentos, principalmente do subsolo, e do andar de cima”, contou.

Pinheiro recebeu ainda o plano de segurança, que inclui a ampliação do convênio com a Polícia Militar. A partir desta sexta-feira o novo Pronto Socorro terá policiamento 24h, garantindo a segurança física do prédio e dos equipamentos até a instalação definitiva deles. O prefeito comentou que os equipamentos já estão começando a chegar e que não poderia deixar de dar uma atenção especial à questão da segurança, uma vez que são milhões de reais da população cuiabana e mato grossense investidos para equipar o hospital.

Leia mais:  Organização da fiação aérea deve chegar à Prainha nas próximas semanas

“Estamos no período do feriadão, mas aqui na prefeitura quando o que está em jogo é o interesse da população cuiabana e especialmente da saúde pública, não temos feriado. Estamos nos dedicando ao Pronto Socorro de corpo e alma. Quero ressaltar o reconhecimento ao trabalho e dedicação da minha equipe, que cumpriu rigorosamente todo o cronograma e todas as metas estabelecidas por mim e que apresentou o resultado dentro do prazo que estabeleci para cada uma das matrizes. O que depende da prefeitura foi feito dentro do prazo respeitando o cronograma. Agora temos que cobrar a entrega de todos estes produtos (equipamentos, medicamentos e insumos) para garantir o cumprimento das metas. O que dependia diretamente de nós foi feito: cumprimos todas as etapas, vencemos a burocracia, trabalhamos dia e noite sem feriado, sem fim de semana para que pudéssemos honrar o compromisso com a população cuiabana e com o Governo Federal, de entregar o Pronto Socorro no mês de dezembro”, finalizou Emanuel.

 

 

Continue lendo

Cidades

Administração da Empresa Cuiabana de Saúde Pública confere ao Hospital São Benedito 99% no índice de satisfação

Publicado

por

Criada para atender uma exigência do Ministério da Saúde e ampliar o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) garantindo a melhor aplicação dos recursos públicos, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) constituída integralmente pelo Município de Cuiabá por meio da Lei nº 5.723 e aprovada pela Câmara de Vereadores em 17 de outubro de 2013, confere ao Hospital Municipal São Benedito, um índice de satisfação dentre os pacientes de 99% entre bom e ótimo.

Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Empresa Cuiabana que se rege por legislação federal, estadual, municipal e também por Estatuto Social teve o elevado índice de aprovação constatado por cartas e bilhetes escritos a próprio punho contendo elogios e agradecimentos aos serviços prestados. Outra fonte é o levantamento diário realizado pelo setor de Ouvidoria do hospital que leva em consideração nove itens, dentre eles o atendimento da recepção, limpeza do hospital, alimentação, equipe de enfermagem, equipe médica, demais profissionais da saúde (psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, intensivistas e assistentes sociais), permanência no hospital, pós-cirúrgico e avaliação geral da unidade.

Dos elementos mensurados, o diretor geral e administrativo da Empresa Cuiabana, Oseas Machado  salienta que sob a condução da gestão Emanuel Pinheiro o Hospital São Benedito vem repetindo a sequência conquistada em 2017. “Iniciamos a gestão com índice geral de 90,4% que já era ótimo e desde 2017 o superamos, do atendimento da recepção à equipe médica, limpeza e estrutura física da unidade foram avaliados pelos pacientes como pontos máximos de satisfação, obtendo respectivamente 99%, 98,4%, e 98,7%”, frisou o diretor.  

Leia mais:  Prefeitura realiza sorteio de endereços de 69 unidades do Nico Baracat I

Nesta quarta-feira (14), a historiadora de Barra do Garças, Almedina Alves dos Santos, de 54 anos que está internada na unidade desde o último dia 06 de novembro por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), evidenciou os índices ao enviar um vídeo ao presidente eleito, Jair Bolsonaro elencando as qualidade do hospital que, segundo ela, o coloca entre os melhores do país.

“Oh meu presidente amado, estou aqui no Hospital São Benedito, em Cuiabá  – Mato Grosso, um lugar que eu nem sabia que existia. Eu tive um AVC e quando acordei vi um monte de anjos andando de um lugar para outro. Estes anjos são os funcionários deste hospital. Olha meu presidente, desde a recepção aos médicos, aos enfermeiros, o atendimento é maravilhoso. É do SUS, mas está entre os poucos hospitais do país que tem a qualidade superior a de um particular”, diz trecho do vídeo.

Além do alto índice de satisfação, através de sua administração, a ECSP tornou o São Benedito referência em alta complexidade para Mato Grosso, outros Estados e até países vizinhos, como a Bolívia. Ao passo que, todos os meses, a unidade hospitalar tem ultrapassado as metas contratuais para a realização de cirurgias de ortopedia e neurocirurgia e com isso, segue atuando como fonte ‘desafogadora’ do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

Leia mais:  Prefeito recebeu visita do desembargador Marcos Machado na última sexta-feira

De acordo com o secretário de Saúde, Huark Douglas Correia é com esta qualidade, concomitante ao atendimento humanizado, que o prefeito Emanuel Pinheiro quer entregar à população cuiabana no novo Pronto Socorro.  

“O São Benedito é referência em alta complexidade para Mato Grosso, outros estados e até países vizinhos, como a Bolívia. Mais de 60% dos pacientes não são da Capital e, felizmente, apesar de trabalhar com capacidade plena, nossos índices de satisfação chegam a 99%. E o que o prefeito pretende ao propor a administração do novo PS à Empresa Cuiabana é que a população receba esse mesmo atendimento humanizado que tem colocado o São Benedito no topo dos melhores hospitais públicos do País”, pontuou o secretário de Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Polícia Federal

Mais Lidas da Semana