Agro Noticia 728x90

Vírus tirou Santos da disputa de título do Paulistão há mais de 100 anos

Por Redação em 22/03/2020 às 08:25:22

A Gripe Espanhola chegou ao Brasil no final daquele ano, trazida da Europa pelos navios às cidades portuárias. Se assemelhando a uma gripe comum no começo, a patologia evoluía rapidamente como uma pneumonia, deixando o corpo arroxeado e matando as vítimas por falta de ar.

Ainda de acordo com o Centro, a doença teve um preocupante impacto no Sudeste. Logo no mesmo dia da partida suspensa, São Paulo registrou 358 casos e Santos 316. Dez dias depois, quando o Paulistão foi paralisado, o Rio de Janeiro contava com 700 mortes pela doença. No dia seguinte, morreu o primeiro paulistano.

O Campeonato Paulista só recomeçou dois meses depois, no dia 15 de dezembro, mas o Santos não estava mais entre os participantes. O clube teve seu elenco debilitado pela Gripe Espanhola, além de romper com a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), e abandonou a competição.

O time da Vila ainda realizaria mais três partidas, contra Ypiranga, Mackenzie e São Bento. Eram jogos em que a vitória era possível, colocando-o na disputa do título. A equipe terminou o torneio na quinta colocação com 18 pontos, mas com apenas duas derrotas, uma a menos do que o Paulistano, campeão daquele ano.

O post Vírus tirou Santos da disputa de título do Paulistão há mais de 100 anos apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.

Fonte: Gazeta Esportiva

Coronavirus 728x90

Comentários

InfoJud 728x90