conecte-se conosco


Cidades

Defesa Civil alerta população para alguns cuidados nesse período de chuvas

Publicado

O mês de novembro está sendo marcado por fortes chuvas que geralmente começam no final da tarde, seguindo à noite até a madrugada. A Defesa Civil chama atenção da população para alguns cuidados necessários nessa época chuvosa do ano. Apesar do período tradicionalmente começar em dezembro e seguir até o mês de março, quando se compreende a estação mais quente do ano, verão, os primeiros sinais já começam a aparecer com pancadas quase todos os dias da semana.  

Para se prevenir deste tempestuoso estágio, a Defesa Civil emitiu uma série de orientações práticas e eficazes, que vão garantir uma maior tranquilidade, mesmo em dias turbulentos. É importante que as pessoas mantenham-se alertas ao menor sinal de incidentes, e acionem o socorro e procurem abrigo seguro até que o resgate chegue ao local.

O mês de outubro desse ano fechou com 140,9mm de precipitação acumulada, sendo que a média climatológica de 1981 a 2010 esperada é 114 mm conforme levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e monitorada pela Defesa Civil Municipal, tendo um aumento de 23,60%. No mesmo período de 2017, o acumulado foi de 91,6 mm de precipitação, tendo uma diminuição de 19,65% de chuvas ocorridas durante o mês.

Leia mais:  Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação chega ao fim

“Num período de 90 anos, entre 1930 a 2010 a média climatológica caiu de 130,3 para 114 mm. No entanto, o acumulado de chuvas mensais aumentou. Apesar de estar acima da média, o nível de precipitação ainda não atingiu uma escala preocupante. De um ano para outro, este índice pode variar. No entanto, é preciso analisar quais fatores levaram a isso. Algum fenômeno que atuou na região, por exemplo, pode diminuir a quantidade de chuva”, explicou o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer.

Diante de uma situação de iminente perigo, explica o diretor, as pessoas devem manter a calma, procurar locais seguros e acionarem os órgãos competentes para o devido socorro. “Evite se locomover pelas enxurradas, não se abrigue ou estacione debaixo de árvores, e também não utilize equipamentos elétricos no caso de eles estarem molhados ou em locais úmidos, por causa das descargas elétricas. Isso são alguns cuidados que protegem a vida diante de uma tempestade,” reforça Wolkmer.

O diretor também lembra que além das técnicas de proteção que sempre são passadas, com o objetivo de resguardar vidas, as pessoas precisam se conscientizar quanto aos cuidados antes dos períodos chuvosos, como o descarte incorreto do lixo, que reflete negativamente, causando grandes danos, durante e depois das chuvas.

Leia mais:  Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental participam nesta terça-feira da Prova Cuiabá-Alfabetização

“Trabalhamos em conjunto com os demais órgãos de proteção e resgate no objetivo maior, que é resguardar a vida das pessoas. E para que isso seja mantido, precisamos da colaboração de todos. Um ponto crucial é a conscientização das pessoas como mecanismo de proteção, que começa antes destes períodos considerados críticos, como não jogar lixo nas ruas, pois esse lixo acaba indo para a rede de esgoto, causando entupimento dos bueiros, assoreamento ou enchimento da rede fluvial. Cada um precisa fazer sua parte para que tanto o meio ambiente e a vida sejam preservados.”

As pessoas que se encontrarem expostas às situações de risco e precisarem de resgate, o primeiro contato, deve ser com o setor de urgência e emergência do Corpo de Bombeiro pelo número 193. Antes dos riscos eminentes, em casos de possíveis desmoronamentos, rachaduras, entre outros, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 65 3623-9633.

publicidade

Cidades

Secretaria amplia diagnóstico de ações em comunidades de agricultores familiares

Publicado

por

Cerca de 40 produtores da agricultura familiar se reuniram com representantes da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico na última semana. Integração econômica, regularização e inclusão em projetos governamentais, nortearam a pauta do titular da Pasta, Gilberto Gomes junto aos membros da Associação de Agriculturas e Agricultoras Familiares do Cinturão Verde, Pedra 90 e Região (AFACVR),

A ação se repetiu em outras duas localidades da Baixada Cuiabana e faz parte de um diagnóstico que vem sendo elaborado pela Secretaria. Neste contexto, a coleta de informações busca identificar as principais demandas das comunidades, para que os produtores possam ser auxiliados tecnicamente e possam também expandir sua participação em projetos do Governo Federal.

Atualmente a associação participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fornecendo frutas, verduras e legumes. Gilberto explica que o grupo foi contemplado com quase R$ 1,5 milhões pelos programas. “Todos os processos, desde a produção até a regularização documental e os certames de concorrências são assistidos por técnicos da secretaria”, explicou.

Leia mais:  Prefeitura finaliza etapa de imprimação em ruas do Altos da Serra II

Ele destaca ainda o potencial transformação e valorização da iniciativa. “Não se tem notícia de ação semelhante nos últimos 10 anos nestas comunidades. Por meio dessas iniciativas, estamos cumprindo a proposta de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que tem por objetivo humanizar as ações e aproximar os cidadãos, especialmente os mais humildes, do poder público”, diz o secretário.

O associado Valdir Gonçalves da Silva conta que chegou ali em 1994 e que passou a integrar o grupo no ano passado, época de seu surgimento. De lá pra cá, muitas conquistas já se concretizaram, especialmente com o apoio da Pasta. “Estamos sempre em diálogo, repassando nossos pedidos, conhecendo projetos. Foi assim que chegamos ao PAA e PNAE. Com os recursos, investimos em irrigação e melhorias na produção.”

Os Programas

No primeiro caso, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Também estão incluídos cidadãos atendidos pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Leia mais:  Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação chega ao fim

Gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o PNAE atende os alunos da rede pública da educação básica, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, além da formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta de refeições e de ações conscientização.

Continue lendo

Cidades

Prefeito Emanuel Pinheiro recebe primeiro lote de equipamentos do novo Pronto Socorro

Publicado

por

Visivelmente emocionado, o prefeito Emanuel Pinheiro recebeu no fim da tarde desta sexta-feira (16) o primeiro lote de equipamentos do novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). 

Acompanhado pela Comissão Técnica criada para conduzir o processo de conclusão de obra e abertura da nova unidade hospitalar, o gestor explicou que o referido lote trata-se de equipamentos de média e alta complexidade destinados às Unidades de Terapias Intensivas (UTI) e os centros cirúrgicos. Segundo ele, a entrega simboliza um momento histórico que viria com atrasos, caso tivesse concedido feriado prolongado aos servidores municipais. 

“É um momento histórico que, se a prefeitura tivesse emendado o feriadão, só receberíamos na quarta-feira (21) e isso atrasaria a condução da obra.  Mas Cuiabá não pode parar. Toda a nossa equipe está trabalhando diuturnamente para a nossa Capital e especialmente para o novo Pronto Socorro. Sexta-feira, quase 19 horas e estamos aqui, incansáveis e recebendo este primeiro lote que vai equipar as UTIs e os centros cirúrgicos. Com a entrega, teremos o tempo necessário para instalar, fazer os testes e já adequar e ajeitar o novo Pronto Socorro para o grande dia, quando vamos realizar o sonho da população cuiabana e mato-grossense, honrando mais um de nossos compromissos com toda a população, especialmente com o povo da minha terra, da minha querida Cuiabá às vésperas de seus 300 anos”, frisou Pinheiro. 

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá divulga edital para novo processo seletivo simplificado da Educação

Para o secretário Municipal de Saúde, Huark Douglas Correia,  a chegada do lote reforça que o cronograma de entrega, previsto para dezembro deste ano, está sendo seguido à risca pela gestão. 

“Concluímos a fase de licitação e a partir hoje os equipamentos começam a chegar. Nitidamente essa é uma demonstração de que o cronograma firmado com a população e com o Governo Federal está sendo cumprido com precisão pela gestão Emanuel Pinheiro. Vale ressaltar que todos os equipamentos possuem qualidade igual e até superior a de muitos hospitais privados e que tudo isso foi um cuidado especial do prefeito Emanuel para que a população que buscar os nossos serviços aqui no novo PS receba atendimentos com extrema humanização e qualidade”, reforçou o secretário. 

Flávio Taques, secretário adjunto de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que o próximo passo será patrimoniar  e manter os equipamentos em segurança. 

“Estes equipamentos serão avaliados e patrimoniados por uma equipe técnica da SMS e, após isso, entregue oficialmente ao novo Pronto Socorro para instalação e aplicação de testes. Enquanto isso, até que ocorra a inauguração oficial da unidade, todos equipamentos, bem como as equipes multiprofissionais que estão conduzindo os trabalhos, estarão resguardados por policiamento militar que a partir desta sexta-feira passam a atuar em regime de 24 horas no local”, finalizou.

Leia mais:  ADIADA – Entrega da revitalização da Av. Mato Grosso é marcada para a próxima terça-feira (13)

Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Polícia Federal

Mais Lidas da Semana