Assembleia recebe revisão do PPA 2016 -2019 com inclusão de novas ações

1

Foto: Fablício Rodrigues

/

Secretaria de Comunicação Social

O governo do estado encaminhou à Assembleia Legislativa a Mensagem nº 89/2018 ( http://www.al.mt.gov.br/proposicao ), com a devida revisão, no que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) referente ao quadriênio 2016-2019. O PPA 2016-2019 organiza a atuação governamental em programas e ações, orientados para o alcance das ações estratégicas de governo, definidas para o período de sua vigência, as quais se encontram expressas na dimensão estratégica da peça.

Conforme a Consultoria Técnico-Jurídica da Mesa Diretora, o Regimento Interno da Casa prevê que até o dia 30 de setembro o PPA seja protocolizado na ALMT, e o processo de revisão da matéria se inicia tão logo a pauta é entregue no Parlamento. A partir desta segunda-feira (15/10), cada parlamentar inicia os estudos da matéria, pré-definida pela Lei 10.340/2015, que institui previamente as ações públicas entre os quatro anos subsequentes.

Consta no art. 3º da  referida lei que o PPA 2016-2019 terá como eixos fundamentais: I – viver bem; II – educar para transformar e emancipar o cidadão; III – cidades para viver bem: municípios sustentáveis; IV – Estado parceiro e empreendedor; V – gestão eficiente, transparente e integrada.

No art. 4º , fica estabelecido que "a dimensão estratégica do Plano Plurianual 2016-2019 compreenderá os seguintes elementos: I – eixo estratégico: elemento agregador das políticas públicas desenvolvidas pelo Estado que tem como função nortear a organização e priorização de programas e ações governamentais, em razão de resultados estratégicos comuns; II – diretriz: representa os objetivos constantes da orientação estratégica de Governo, expressando os resultados estratégicos perseguidos em cada eixo e orientando a elaboração dos programas; III – resultado estratégico: expressa as diretrizes em termos numéricos, mensurando, por intermédio de indicadores, os resultados a serem alcançados pelo Governo nos diversos eixos de atuação; IV – órgãos participantes do resultado: identifica as unidades…" 

Com a revisão, em síntese, o PPA propõe a inclusão de novas ações, e ainda, a exclusão de quatro medidas, além de promover alterações pontuais nos atributos de sete ações.

Foram incluídas ações nos seguintes programas: Pacto pela Segurança: Mato Grosso mais Seguro; de Produção da Agricultura Familiar; programa Estadual de Articulação Política; Fortalecimento da Política Cultural; e melhorar a qualidade da prestação dos serviços do Detran referente à Educação no Trânsito.

Comentários Facebook