PF inaugura Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018

3

Brasília/DF – A Polícia Federal inaugurou nesta manhã (1º) o Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018 (CICCE), nas dependências da PF no Sudoeste. O evento contou com a presença do Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e do Diretor-geral de Polícia Federal, Rogério Galloro, que explicou que o CICCE seguirá o mesmo modelo na segurança dos grandes eventos e que “a integração entre as instituições vai reduzir o tempo de resposta para casos de urgência e emergência relacionados a crimes eleitorais”.

O Coordenador-geral de Defesa Institucional da Polícia Federal, Thiago Borelli, ressaltou a importância da cooperação entre as instituições nas eleições deste ano: “com a inauguração do CICCE, em atuação conjunta com os outros 14 órgãos parceiros, poderemos atuar de forma coordenada e integrada, possibilitando troca de informações e tomada de decisões de forma mais ágil, eficaz e eficiente”.

Também estiverem presentes representantes do TSE, ABIN, COAF, ANAC, ANTT, DEPEN, Força Nacional, Ministério da Defesa e Secretaria Nacional de Segurança Pública.

CICCE

O CICCE foi instalado para coordenar os trabalhos eleitorais da Polícia Federal, integrados aos esforços da Justiça Eleitoral e aos demais integrantes do sistema de segurança pública, visando assegurar o equilíbrio nas eleições e a coibição de infrações penais eleitorais. O Centro funcionará nas datas de 01/10 a 08/10 e 22/10 a 29/10/2018 e será composto por 14 instituições e órgãos parceiros, visando subsidiar a atuação da Polícia Federal, como polícia judiciária eleitoral, e a Justiça Eleitoral.

A instituição do CICCE objetiva, dentre outros aspectos, garantir a realização das eleições de forma pacífica e segura; zelar pela liberdade de escolha do eleitor; garantir a eficiência e a eficácia da atuação das instituições envolvidas por meio da integração;  garantir a execução do planejamento de segurança para as eleições gerais 2018; reduzir o tempo de resposta nos atendimentos às urgências e emergências; possibilitar o uso racional e comum dos recursos; obter as informações necessárias e permitir o acesso aos bancos de dados das instituições por meio de seus representantes com a utilização dos respectivos sistemas de TI.

O CICCE terá atuação semelhante à adotada durante os grandes eventos ocorridos no Brasil entre os anos de 2013 a 2016, apoiará os Gabinetes de Gestão Integrada Regionais na solução de eventos críticos e exercerá o monitoramento situacional das atividades da Polícia Federal em todo o território nacional, possibilitando a consolidação de informações gerenciais e operacionais de interesse policial.

 

 

Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal

Contato: (61) 2024-8142

Comentários Facebook