João Azevêdo é eleito novo governador da Paraíba no primeiro turno

2

João Azevêdo (PSB) é eleito governador da Paraíba com 57,77% dos votos válidos no 1º turno
Walla Santos

João Azevêdo (PSB) é eleito governador da Paraíba com 57,77% dos votos válidos no 1º turno

O candidato João Azevêdo (PSB) foi eleito novo governador da Paraíba. O resultado foi confirmado pela Justiça Eleitoral às 20h10 deste domingo (7) após apuração de 86% das urnas. O peessebista obteve 1.043.301 votos que representam 58,07% dos votos válidos.

Mais de 2,2 milhões de eleitores participaram da votação em todo o Estado, número que equivale a mais de 85% das mais de 2,8 milhões de pessoas que participam da  eleição na Paraíba.

O candidato mais próximo foi Lucélio Cartaxo, do PV, que teve 23,4%. Enquanto isso, Zé Maranhão, do MDB, obteve 17,5% dos votos válidos. Os demais candidatos não somaram mais de um ponto percentual.

Os desafios do novo governador que venceu a eleição na Paraíba


Lar e local de trabalho do governador da Paraíba, Palácio da Redenção receberá João Azevêdo (PSB) por quatro anos
Divulgação

Lar e local de trabalho do governador da Paraíba, Palácio da Redenção receberá João Azevêdo (PSB) por quatro anos

De acordo com as últimas pesquisas, os grandes desafios que os candidatos vão enfrentar durante o mandato são saúde e educação.

Segundo o Ibope, 33% dos entrevistados pelo instituto disseram que o grande problema de João Pessoa, capital e principal centro financeiro e econômico do estado, é a Saúde. Em segundo lugar, com 22%, vem a Segurança. Considerando apenas o primeiro item escolhido pelo eleitor.

O top 10 fica completo com geração de emprego e renda, 7%; calçamento de rua, 6%; educação 5%. Depois são citados: corrupção e transporte coletivo, com 4%; esgoto com 3%; e iluminação pública e trânsito, 2%.

João Azevêdo defendeu durante a campanha a criação de escolas em tempo integral e ensino bilíngue, novas escolas técnicas, e uma nova modalidade de EJA. João promete ampliar o número de leitos para internações de longa permanência e reformar os hospitais que integram a Rede Estadual de Saúde.

O vencedor da eleição na Paraíba toma posse no dia 1º de 2019 e seu mandato vai até 31 de dezembro de 2022.

Comentários Facebook